TikTok rende-se às marcas e lança plataforma de marketing

«As marcas são uma parte importante da experiência do TikTok.» É desta forma que Katie Puris, managing director e global Business Marketing do TikTok, começa por anunciar a mais recente novidade da rede social: uma plataforma inteiramente dedicada às marcas e onde vão estar concentradas todas as ferramentas de marketing.

Chama-se TikTok for Business e é a casa de «soluções desenhadas para dar às marcas e marketeers as ferramentas para serem contadores de histórias criativos e para se envolverem com a comunidade do TikTok de uma forma que tenha significado». Segundo a responsável, as marcas têm visto o seu sucesso aumentar nesta rede social ao longo do último ano. Não por terem os melhores anúncios ou as figuras públicas mais conhecidas ao seu lado, mas por serem criativas, lançarem tendências e desafios – como o Burger King fez recentemente, por exemplo.

Por isso mesmo, Katie Puris afirma: «Não façam anúncios, façam TikToks.» A aposta deve ir para conteúdos autênticos e originais, que apenas poderiam existir numa plataforma como esta. A ajudar nesta tarefa podem surgir os criadores de conteúdos, motivo pelo qual o TikTok está a testar em alguns mercados o Creator Marketplace – um espaço onde as marcas podem descobrir e formar parcerias com criadores, dando origem a campanhas pagas que impulsionem os níveis de awareness e atraiam consumidores.

Mas, em termos práticos, que formatos estão à disposição das marcas? TopView, um anúncio que aparece assim que se abre a aplicação, é uma das possibilidades. Há também Brand Takeovers, ou seja, conteúdos de três a cinco segundos, que podem ser vídeos ou imagens; ou In-Feed Videos, anúncios mais longos de até 60 segundos.

As marcas podem também optar por Hashtag Challenges ou Branded Efects. Os primeiros são desafios lançados à comunidade, ao passo que os segundos envolvem a criação de efeitos 2D, 3D ou de realidade aumentada.

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