TikTok prepara-se para ‘desligar’ a aplicação nos EUA. É já no próximo domingo

O TikTok planeia desligar a sua aplicação para utilizadores dos EUA no próximo domingo, quando uma autorização federal da aplicação de redes sociais poderá entrar em vigor, a menos que o Supremo Tribunal tome medidas para a bloquear. A notícia é avançada na imprensa americana.

Se o TikTok se desligar para todos os utilizadores em território americano o resultado seria diferente do determinado pela lei, que previa uma proibição apenas para novos downloads do TikTok nas lojas de aplicações Apple ou Google, enquanto os utilizadores existentes ainda poderiam continuar a utilizar a aplicação durante algum tempo .

De acordo com o plano da TikTok, as pessoas que tentarem abrir a aplicação verão uma mensagem pop-up a direcioná-las para um site com informações sobre a exclusão, disse o relatório, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

O TikTok também planeia dar aos utilizadores a opção de descarregar todos os seus dados para que possam levar consigo um registo das informações pessoais.

O presidente Joe Biden assinou em abril do ano passado uma lei que exigia que a Bytedance vendesse os seus ativos nos EUA até 19 de janeiro de 2025 ou enfrentaria uma suspensão nacional.

As empresas procuram, no mínimo, um atraso na implementação da lei, que dizem violar a proteção da Primeira Emenda da Constituição americana, contra a restrição governamental à liberdade de expressão.

O TikTok revelou num processo judicial que estima que um terço dos 170 milhões de americanos que utilizam a sua aplicação deixariam de aceder à plataforma se a isenção durasse um mês.

Artigos relacionados