Tik Tok soma e segue com mais de 488 milhões de downloads no 1º semestre do ano: É o segundo melhor número de sempre

Oito anos após o lançamento, a popularidade do TikTok não diminuiu nem um pouco. A plataforma de partilha de vídeos regista downloads impressionantes trimestre após trimestre.

De acordo com os dados apresentados pelo OnlyAccounts.io, o TikTok atingiu 488,2 milhões de downloads no primeiro semestre do ano, o segundo maior número da história da aplicação.

Ao contrário de muitas aplicações chinesas que não conseguiram ter sucesso fora da China, o TikTok transformou-se numa das aplicações mais populares do mundo, com mais de 1,6 mil milhões de utilizadores em todo o planeta.

A aplicação conseguiu entrar no mercado internacional ao adquirir o Musical.ly em 2017, acrescentando 80 milhões de utilizadores à plataforma do TikTok, na maioria americanos.

Embora o sucesso do TikTok tenha sido ocasionalmente interrompido por controvérsias sobre a privacidade dos dados e até por uma potencial proibição no seu segundo maior mercado, os Estados Unidos, o número de downloads do TikTok continua a aumentar.

Os dados do Statista e da AppMagic mostram que a aplicação de partilha de vídeos atingiu 488,2 milhões de downloads no primeiro semestre de 2024, mais 2,2 milhões do que no mesmo período do ano anterior.

Além disso, este é o segundo maior valor do primeiro semestre depois de 2020, que continua a ser um ano recorde para os downloads do TikTok.

Entre janeiro e junho de 2020, o TikTok teve 605,4 milhões de downloads em todo o mundo. No primeiro semestre de 2021, os downloads caíram 37% para 381 milhões, mas recuperaram rapidamente e continuaram a aumentar desde então.

As estatísticas mostram que os primeiros semestres de 2022 e 2023 trouxeram 415,2 milhões e 488,2 milhões de descarregamentos, respetivamente.

De acordo com dados da AppMagic, os downloads do TikTok continuaram a aumentar nos últimos três meses, ajudando o aplicativo a ultrapassar 5.7 bilhões de downloads vitalícios globalmente nas plataformas iOS e Android.

Este enorme marco torna a plataforma de partilha de vídeos uma das aplicações mais descarregadas do mundo, a par dos gigantes das redes sociais Facebook e Instagram.

As pessoas passam uma média de 31 horas e 43 minutos a utilizar o TikTok por mês, mais três horas do que o YouTube e duas vezes mais do que o Facebook ou o Instagram

Além de haver cada vez mais downloads, o tempo de utilização do TikTok também aumentou significativamente. De acordo com o último relatório DataReportal Digital Global Statshot, os utilizadores de Android tiveram uma média de 310 sessões mensais de TikTok, passando 31 horas e 43 minutos a ver conteúdos de vídeo na plataforma, o número mais elevado no panorama das redes sociais.

Estes números são ainda mais impressionantes quando comparados com os de outros gigantes das redes sociais.

Por exemplo, os utilizadores do YouTube passaram uma média de 28 horas e 41 minutos a utilizar a aplicação em cada mês, ou seja, menos três horas do que o TikTok. O Facebook e o Instagram tiveram um tempo de utilização muito inferior.

As estatísticas mostram que os utilizadores do Android passam uma média de 18 horas e 45 minutos por mês a utilizar a aplicação do Facebook.  Segue-se o Instagram com menos duas horas, ou seja, 16 horas e 56 minutos em média.

Artigos relacionados