TikTok e Telegram são as redes sociais que mais crescem em Portugal
O TikTok já é a quarta rede social com maior notoriedade espontânea em Portugal. A conclusão é da edição de 2022 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, realizado pela Marktest há cerca de uma década. De acordo com esta análise, o TikTok e o Telegram foram as redes sociais que registaram maior crescimento face a 2021.
Ainda assim, Facebook e Instagram continuarão a conquistar a liderança junto dos portugueses, que ao longo dos últimos 10 anos mais do que duplicaram o número de redes sociais onde têm conta. Quer isto dizer que não estão, necessariamente, a trocar uma rede social por outra, mas, sim, a aumentar o leque de plataformas onde estão presentes.
O estudo da Marktest revela ainda que o Instagram é, agora, a rede com maior penetração entre os mais jovens e que 77% dos utilizadores mais jovens segue figuras públicas nas plataformas de social media.
Quanto às marcas, 80% dos utilizadores portugueses inquiridos recorda-se de ter visto publicidade nas redes sociais e mais de um terço costuma clicar em anúncios. O estudo completo está disponível na plataforma YumiAnalytics web.