TikTok é o novo rei da música? Cerca de 430 canções foram ouvidas mais de mil milhões de vezes
Que o TikTok rapidamente se tornou uma rede social de sucesso não é segredo nenhum. Mas, agora, parece estar de olho também no mundo da música ao revelar que, cada vez mais, tem a capacidade de transformar canções – que de outra forma passariam despercebidas – em hits com milhões de visualizações.
De acordo com o “2021’s Year on TikTok Music Report”, cerca de 430 músicas foram ouvidas mais de mil milhões de vezes na plataforma, em 2021 – três vezes mais músicas do que no ano anterior a alcançar este marco. Algumas delas, atingiram os 20 mil milhões em vídeos que as utilizam como banda sonora na rede social.
O novo relatório do TikTok inclui ainda estatísticas sobre o sucesso das canções fora da plataforma: mais de 175 músicas tendência no TikTok chegaram à tabela Billboard Hot 100 este ano e muitos artistas cujas criações são utilizadas nos vídeos desta rede social alcançaram a fama e chegaram aos milhões de streams no Spotify – Tai Verdes e a música “A-O-K” ou PinkPantheress são apenas dois exemplos.
Os artistas mais populares da plataforma voltam a ser Megan Thee Stallion e Doja Cat, com o rapper Popp Hunna a passar a ocupar o terceiro lugar, em vez de Pop Smoke. Quanto às três músicas mais populares, “Astronaut in the Ocean” de Masked Wolf, “Beggin’” dos Maneskin e “Adderall (Corvette Corvette)” de Popp Hunna ocupam o pódio.
E como nem só de música se faz o TikTok, quais terão sido os vídeos mais vistos da plataforma em 2021? Com 43,9 milhões de visualizações, em primeiro lugar está o vídeo de @totouchanemu a dançar, em segundo um esquilo a armazenar avelãs nas bochechas e em terceiro @_catben_ a repor o stock de alguns produtos em casa. Em 2020, o vídeo mais visto do TikTok tinha sido o de Bella Poarch a fazer lip synch da música “M to the B.