TikTok é a plataforma preferida dos profissionais de marketing para investirem em publicidade

O TikTok perdeu a corrida da rede social que mais rapidamente cresce, contudo, continua a ocupar o primeiro lugar das plataformas digitais preferidas dos profissionais de marketing para promover marcas e negócios.

Devido ao potencial de alcançar milhões de pessoas de um dia para outro, os marketeers têm gastado milhares de milhões de euros em anúncios pagos no TikTok ao longo dos últimos anos e o número continua a aumentar.

De acordo com dados da OnlyAccounts, a rede social chinesa foi a empresa com as receitas de publicidade digital que mais rapidamente aumentaram em 2022, com um rácio de crescimento de 155% – quatro vezes mais do que a Apple e sete vezes mais do que a Amazon.

Não é de espantar, portanto, que esta seja a principal fonte de receita da app, que já deu à sua detentora, a ByteDance, milhares de milhões de euros. Segundo números da Statista e da eMarketer, a gigante tecnológica facturou cerca de 14 mil milhões de euros entre 2020 e 2022. Só em 2022 entraram nas contas 8,8 mil milhões de euros vindos da receita publicitária. Espera-se que este ano o total suba aos 12 mil milhões de euros.

Ao longo dos últimos cinco anos, desde que o TikTok surgiu, mais de 1.5 mil milhões de pessoas começaram a usar a aplicação, chegando actualmente aos 1.92 mil milhões de utilizadores. Grande parte deste resultado vem dos Estados Unidos da América, o principal mercado da rede social e aquele com a maior audiência em publicidade.

Os dados da DataReportal demonstram que nos EUA há 116.6 milhões de utilizadores, seguindo-se a Indonésia com 112.9 milhões e o Brasil com 84.1 milhões. O México e a Rússia completam o top 5, com 62.4 milhões e 51.2 milhões, respectivamente. Em comparação, nos mercados europeus, como o francês, alemão e britânico, os números são substancialmente mais baixos, não passando dos 20 milhões.

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