TikTok alvo de críticas por recomendar vídeos onde são simuladas relações sexuais
Se há sentimento que parece estar sempre ligado às redes sociais é a controvérsia e o mais recente caso está relacionado com o TikTok e a recomendação de vídeos em directo onde são simuladas relações sexuais.
Estes conteúdos têm sido reportados por utilizadores da plataforma digital, referindo que aparecem na página “For You”, onde é suposto surgirem conteúdos relacionados com interacções prévias na rede social (pesquisas, gostos, partilhas, comentários).
E embora os directos onde são simuladas relações sexuais sejam sugeridos pela própria plataforma, a verdade é que este conteúdo vai contra as regras estabelecidas pela TikTok, que menciona especificamente a proibição de “imitar, insinuar ou demonstrar actos sexuais”.
Nestes vídeos, vê-se uma pessoa dos ombros para cima deitada, que aparenta estar a ter relações sexuais com alguém. Contudo, esta pessoa não existe na realidade e tudo não passa de uma encenação. Ainda assim, o que preocupa os utilizadores que têm reportado a situação é o facto de os directos serem sugeridos através das páginas “For You”, que funcionam com base no algoritmo de acções efectuadas na aplicação.
O TikTok ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, de acordo, com as suas políticas, os conteúdos devem ser eliminados e os utilizadores que os publicarem removidos da plataforma.