Tik Tok Shop: a nova era dos produtos personalizados criados por influencers
O TikTok atravessa uma nova fase do seu percurso. Atualmente, gigante chinês serve de ligação entre fabricantes e criadores com o intuito de ajudar a conceber produtos próprios para depois os vender na sua plataforma de comércio eletrónico, a Tik Tok Shop. Apesar de nada disto ser oficial, esta iniciativa permite aos influenciadores vender produtos personalizados aos seus seguidores do TikTok.
Na verdade, a construção de produtos personalizados é um dos principais focos entre criadores e celebridades. O motivo é simples: atrai (muito) público para comercializar e vender os próprios artigos.
Embora fazer um conteúdo patrocinado para uma marca externa possa ser lucrativo, isso geralmente significa um pagamento de curto prazo. A criação de uma linha de produtos própria pode proporcionar aos criadores pagamentos mais avultados.
Nos últimos anos, grandes estrelas como MrBeast, Logan Paul e Emma Chamberlain começaram a vender barras de chocolate, bebidas energéticas e café aos fãs, utilizando as publicações nas redes sociais para aumentar a notoriedade e as vendas.
Mas os criadores com audiências mais pequenas também podem ter sucesso a vender produtos personalizados, especialmente se tiverem estabelecido um nicho de conteúdo que se alinhe naturalmente com uma linha de artigos. Um criador de comida pode lançar um livro de receitas, por exemplo, enquanto um criador de fitness pode vender equipamento desportivo aos fãs.
Existem startups que ajudam criadores de conteúdo de todos os tamanhos de público a entrar no desenvolvimento de produtos, conectando-os com fabricantes e abrindo caminhos para testar pedidos de pequenos lotes. O TikTok parece estar a entrar nesse jogo ao começar a fazer de elo de ligação entre parceiros de fabrico e criadores.
Embora muitos dos vendedores na TikTok Shop sejam empresas terceiras, a rede social também opera o seu próprio mercado, onde obtém produtos dos fabricantes e trata internamente do marketing e da logística, o que lhe permite criar eficiências operacionais e obter uma maior quota de receitas.
A empresa liga esses fabricantes e vendedores às agências da TikTok Shop para ajudar a distribuir amostras gratuitas aos influenciadores, a fim de aumentar as promoções dos produtos. Os criadores do TikTok podem ganhar uma comissão sobre as vendas na loja que efetuam a partir dos seus vídeos. Dar um passo extra para ligar os fabricantes com os quais tem relações diretas aos criadores para criar produtos personalizados pode ajudar a impulsionar ainda mais as vendas na plataforma.
Aumentar as vendas na TikTok Shop tem sido um dos principais focos da empresa desde o lançamento do recurso nos Estados Unidos em setembro de 2023.
A TikTok organizou recentemente a primeira cimeira nos Estados Unidos para parceiros da Shop, onde incentivou as agências a trabalhar com as marcas para fazer mais vendas por transmissão ao vivo.
A empresa também convidou parceiros com experiência em vender produtos na aplicação irmã chinesa da TikTok, Douyin, para oferecer conselhos sobre comércio social e discutir oportunidades de parceria internacional.
O Douyin, que, tal como o TikTok, é propriedade da empresa chinesa de tecnologia ByteDance, movimenta centenas de milhares de milhões em vendas de produtos anualmente. Segundo a imprensa americana, desde julho, as vendas no TikTok ultrapassaram cerca de mil milhões de dólares por mês nos EUA.
Mas as ambições do TikTok em matéria de comércio eletrónico podem cair por terra se a empresa for forçada a alienar as suas operações nos EUA ou a enfrentar uma proibição em janeiro, tal como previsto numa lei de abril.
A rede social está atualmente a contestar a lei em tribunal, e alguns dos seus funcionários e parceiros de negócios disseram anteriormente que a empresa estava a operar os negócios normalmente enquanto esperava por uma decisão.