The Journey regressa para acelerar projectos sustentáveis no Turismo
Está de volta o The Journey, o programa de aceleração de startups que junta a Beta-i e o Turismo de Portugal e que, este ano, está à procura de projectos sustentáveis que tenham impacto real no sector do Turismo.
“The Green Journey” é o mote da 5.ª edição do programa de inovação, que pretende ser mais “verde” do que nunca. Durante oito meses, entre Abril e Novembro, as startups selecionadas vão poder colaborar com empresas estabelecidas no sector do Turismo no desenvolvimento de projectos-piloto na área da transição energética que visem «promover a eficiência energética, reduzir o impacto ambiental e promover Portugal enquanto um destino de eleição para turistas e empresas preocupados com a gestão ambiental do sector», explica a organização em nota de imprensa.
Os projectos serão desenvolvidos sob a gestão técnica da consultora Beta-i. Já a EDP – que se comprometeu em investir 24 mil milhões de euros na transição energética até 2025 e a duplicar a sua capacidade de produzir energia renovável – junta-se ao The Journey como mentora e especialista de soluções relacionadas com a transição energética, ajudando os participantes a compreenderem os desafios que surgem dentro do tema da transição energética e a desenvolver soluções próximas da realidade do mercado.
«Por ser o primeiro ano de pós-pandemia, achámos relevante a edição deste ano do programa focar nos temas da sustentabilidade e da transição energética que as empresas do sector precisam de fazer em Portugal. Devido ao facto de mover enormes quantidades de pessoas e energia, não há dúvida que o Turismo tem de ser cada vez mais uma actividade que respeita todos os índices de sustentabilidade e que dá o exemplo», sublinha Diogo Teixeira, CEO da Beta-i Portugal.
Nas quatro edições anteriores, o The Journey recebeu mais de 400 soluções e modelos de negócio para avaliação, vindas de quase 80 países, e seleccionou 56 startups para colaborar com 20 parceiros do sector, dando origem a 51 projectos-piloto com impacto real na indústria