“The Gift” completa trilogia de Natal da Disney. E as emoções estão (de novo) à flor da pele
Há uma trilogia com a chancela da Disney que está a chegar ao fim. Em 2020, a campanha de Natal da Disney contava a história da filipina Lola desde criança até à altura em que passa as suas tradições de Natal à neta Nicole. Em 2021, entrávamos na casa da adulta Nicole e dos filhos (Max e Ella) e víamos a forma como esta família recebia o padrasto Mike e o integrava nas tradições da quadra. Agora, a trilogia From Our Family to Yours vê chegar o ultimo episódio que é, ao mesmo tempo, um novo começo.
«Se o primeiro filme ficou marcado por ter sido muito bem recebido por toda a gente, mas em especial pelas comunidades filipinas, o segundo foi acarinhado pelas famílias misturadas que adoram Mike e a forma como se tornou verdadeiramente padrasto das crianças», recorda Sarah Fox, responsável de Marketing e Comunicação da Disney Consumer Products EMEA, no evento de apresentação da campanha de 2022. A profissional sublinha que o que pretendem é que as histórias sejam universais e relevantes para as audiências à volta do Mundo. «Sabemos que a Disney tem um papel importante na vida das famílias nesta época do ano. Os últimos anos trouxeram muita incerteza às famílias, mas as ligações familiares continuam e são o foco desta campanha.»
Por isso, explica Angela Affinita, directora criativa e brand marketing de Consumer Products, no filme deste ano continuam a contar a história de uma família moderna misturada, com as suas tradições familiares festivas e com a inspiração mágica da Disney.
Na curta de animação “The Gift”, ao longo de três minutos, é visível a presença de várias marcas da Disney como a Pixar, Starwars, Frozen, Marvel e National Geographic, mas o coração é o Mickey Mouse. «Há mais de 90 anos que o Mickey é considerado um símbolo de optimismo, esperança e inspiração. Nesta história, ele é tranquilizador e transmite alívio», sublinha.
A chegada de um novo bebé é o mote do filme deste ano da família de Nicole. “The Gift” é a história sobre o relacionamento entre irmãos, contada e cantada através dos olhos da filha mais nova, Ella, enquanto se ajusta à dinâmica familiar em mudança. No centro da história está um peluche do Mickey Mouse que brilha no escuro, que liga o passado, o presente e o futuro. O peluche começa por ser dado pelo irmão mais velho, Max, a Ella para a confortar à noite. O tempo passa, sempre com o peluche presente nos momentos de maior ansiedade da caçula da família até que Ella se vê no papel de irmã do meio dando o peluche ao seu irmão recém-nascido no momento em que o conhece na chegada a casa, representando as suas boas-vindas à família e confortando-o num momento de choro.
«Todas as famílias que já tiveram a chegada de um bebé se depararam com as dificuldades dos mais velhos em aceitar a novidade e de deixarem de ser os caçulas», comenta Angela Affinita que acredita que, mais uma vez, o público se vai identificar com a história.
A campanha arranca hoje em televisão e digital em 46 países na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia.
Apoiar a Make-a-Wish
A campanha visa, uma vez mais, apoiar a Make-A-Wish, algo que poderá ser feito nos mais de 200 retalhistas na região da Europa, Médio Oriente e África (lojas de brinquedos, grossistas e e-commerce) e nas lojas Disney destas geografias. Além disso foram criadas peças para marcas como a Pandora, a Primark e a recém-criada Disney Home.
«Há mais de 40 anos que na Disney temos trabalhado para criar notoriedade e recolher fundos para a Make-A-Wish. Além disso, os nossos anúncios têm permitido concretizar desejos de algumas das crianças, como o Dylan, na campanha de 2021 e de Sienna que, este ano, criou um casaco especial para os nossos cães», salienta Sarah Fox. E Angela Affinita acrescenta: «Sienna trabalhou com a equipa criativa da Disney e viu concretizado o seu desejo de ser fashion designer ao criar um casaco para o cão da família, visto na cena da patinagem.»
Na conferência de imprensa de apresentação da campanha deste ano, Jason Suckly, CEO da Make-A-Wish para o Reino Unido, salientou que desde 2020 a Disney contribuiu com mais de quatro milhões de dólares para a Make-A-Wish, em termos financeiros e de exposição nos media. Este ano a Disney compromete-se a apoiar a Make-A-Wish com um montante igual aos contributos dos seus fãs, num total de até 100 mil dólares.
A banda sonora
«Como este é um filme global, queríamos contar a história sem diálogo e, portanto, a música tinha um importante trabalho a fazer», explica Angela Affinita.
A banda sonora “A Little More” – escrita por Sofia Quinn e Rose Tan – é interpretada por Jessica Darrow, voz de Luisa Madrigal no filme “Encanto”, vencedor do Óscar de 2021 da Walt Disney Animation Studios. A letra foi escrita do ponto de vista da filha de Nicole, Ella. «Esta época do ano tem um lugar muito especial no meu coração. Que melhor maneira de reunir a família e os entes queridos do que através da alegria da música? Mal posso esperar para que todos vejam a história comovente que conclui esta trilogia inspiradora», diz Jessica Darrow.
Texto de Maria João Lima