The Art of Tasting Portugal recebe Alto Patrocínio dos Ministérios do Mar e da Agricultura

A plataforma The Art of Tasting Portugal, criada para divulgar e promover a gastronomia nacional, foi reconhecida pelo Governo português através do Alto Patrocínio dos Ministérios do Mar e da Agricultura. Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, considera que os resultados alcançados pelo sector em 2020 «comprovam o reconhecimento internacional da qualidade e da segurança do que produzimos e corroboram a pertinência de projectos como esta plataforma».

Segundo a ministra, as exportações de produtos agrícolas cresceram 5% face a 2019. Na totalidade do universo agroalimentar, o salto foi de 2,5%. «Promover os produtos nacionais é um desígnio que devemos abraçar diariamente, com orgulho e convictos de que todas e todos podemos fazer a diferença na projecção do País», aponta ainda Maria do Céu Antunes, citada em comunicado.

Já Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, sublinha a qualidade da costa portuguesa e do peixe que é reconhecido por chefs além-fronteiras e que acaba por ser um dos principais atributos de Portugal. O ministro afirma ainda que a gastronomia portuguesa caracteriza-se por «uma riqueza de diferentes formas de preparar os produtos da pesca, que aliados aos produtos agrícolas, se tornam ainda mais valorizados».

Este ano, apesar da pandemia, «o valor do pescado transaccionado nas lotas do continente português aumentou 4,5%, quando comparado com o período homólogo de 2020». De acordo com Ricardo Serrão Santos, o preço médio também aumentou 5,5% para 3,55 euros/kg.

«O Ministério do Mar louva todas as iniciativas que promovam os produtos portugueses e que contribuam para a valorização de um sector absolutamente estratégico para o nosso País, entre as quais se insere a campanha lançada recentemente pela DOCAPESCA-Portos e Lotas, SA nas redes sociais com o objectivo de dar visibilidade ao pescado na nossa gastronomia», conclui.

Apresentada no início do ano passado, a The Art of Tasting Portugal passa a contar também com um site onde irá dar a conhecer a sua missão. Neste momento de pandemia, servirá ainda para organizar eventos digitais, enquanto não é possível promover acções físicas.

«Construímos um projeto agregador, democrático, que, na actual conjuntura que vivemos, assume ainda maior importância para a economia portuguesa. A tendência dos próximos tempos será dar prioridade ao local, regional, nacional de cada país. Será valorizar os produtores, os pratos com História e com inspirações modernas, a sazonalidade como regra e a sustentabilidade como premissa base. É aqui que vamos actuar no imediato, na dinamização de regiões e dos seus produtos, como argumento turístico e impulsionador económico», aponta Patrícia Dias, directora da Chefs Agency e co-criadora da plataforma.

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