Tetra Pak e Sociedade Ponto Verde vão premiar reciclagem de pacotes de bebidas

Já arrancou a primeira edição do concurso “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, lançado pela Tetra Pak em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV) no sentido de promover a reciclagem em Portugal. Aberto a todos os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal Continental e Ilhas, o concurso irá premiar aquele que registar o maior aumento percentual de embalagens de cartão para alimentos líquidos retomadas (face a 2020).

Estas embalagens, também conhecidas como pacotes de bebidas, serão a chave para ganhar o grande prémio de 10 mil euros, que deverá ser entregue a uma instituição de cariz social à escolha do vencedor. O SGRU deverá, no entanto, limitar a selecção a uma organização cuja actividade decorra na sua zona de intervenção.

A ideia é que a iniciativa “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem” sirva para recompensar também a comunidade que contribuiu para que o SGRU obtivesse um melhor resultado, já que se trata de um esforço geral em prol da reciclagem.

«Este concurso tem o intuito de envolver toda a comunidade e reconhecer o trabalho tanto dos SGRU como de toda comunidade da sua zona, valorizando a união na questão que se torna premente, a reciclagem», resume Ingrid Falcão, responsável pela área de Sustentabilidade na Tetra Pak Ibéria.

Do lado da SPV, a CEO Ana Trigo Morais reforça ainda que reciclar é ajudar o ambiente e que esta á uma iniciativa que permite juntar as comunidades e as suas causas. «Os pacotes de bebidas têm um potencial de reciclagem que torna o seu ciclo de vida mais sustentável. Mas para que este ciclo tenha continuidade é necessário o empenho de todos em colocar estas embalagens no ecoponto amarelo. Por isso, a SPV apoia esta iniciativa com o objectivo de inspirar os SGRU e os cidadãos das suas zonas de abrangência», acrescenta.

Artigos relacionados