Tetra Pak deixa de produzir palhinhas de plástico na fábrica em Lisboa
A Tetra Pak Tubex Portugal vai deixar de produzir palhinhas de plástico, já a partir de hoje. Em vez disso, a fábrica da empresa em Lisboa vai passar a dedicar-se em exclusivo a palhinhas de papel para as suas embalagens, segundo informa em comunicado.
De acordo com a Tetra Pak, já foram alteradas todas as linhas de produção em direcção ao papel. A empresa indica ainda que o fabrico de palhinhas de papel faz parte da ambição no sentido de continuar a melhorar a sustentabilidade e de investir mais na economia circular, em linha com os requisitos legais definidos pela União Europeia na sua Directiva sobre Plásticos de Uso Único (SUP).
«Termina hoje a jornada da Tetra Pak Tubex Portugal na produção de palhinhas de plástico. Foi uma honra servir os nossos clientes e acompanhar o desenvolvimento da distribuição de alimentos em Portugal, sempre ‘protegendo o que é bom’, durante quatro décadas», comenta Daniele De Franciscis, gerente da fábrica Tetra Pal Tubex Portugal.
Segundo a responsável, urge, no entanto, a mudança. Por isso mesmo, a empresa vai dar início a uma nova página da história da fábrica, pautada pelas palhinhas de papel que são certificadas de acordo com os padrões FSC e que podem se recicladas juntamente com a embalagem de cartão da bebida no ecoponto amarelo.