Tetra Pak anuncia meta de zero emissões até 2030

A Tetra Pak anunciou o compromisso de alcançar zero emissões líquidas de carbono nas suas operações no próximos 10 anos. A multinacional de origem sueca diz ainda acreditar num mundo onde todas as embalagens de bebidas possam ser recicladas.

Para alcançar este objectivo, a Tetra Pak desenhou um plano estratégico de sustentabilidade que envolve objectivos como a diminuição das emissões relacionadas com o consumo de energia. A empresa pretende aumentar a utilização de energia proveniente de fontes renováveis de 69%, em 2019, para 80%, no final deste ano. Desde 2011, já investiu mais de 16 milhões de euros na aquisição de energias renováveis.

Entre outras medidas, a Tetra Pak garante estar cada vez mais próxima de criar embalagens “totalmente recicláveis”, fabricadas apenas a partir de materiais renováveis ou reciclados, assim como de instalar linhas de processamento e embalagem com uma pegada de carbono mínima. «A Tetra Pak encontra-se convicta de que todas as embalagens de bebidas podem ser recicladas, realizando esforços para que nenhuma se converta em lixo ou seja enviada para um aterro», sublinha a empresa em comunicado.

Além destes objectivos, a Tetra Pak integrou recentemente a Aliança Europeia para uma Recuperação Verde, uma iniciativa lançada pelo Parlamento Europeu com o objectivo de construir um futuro melhor após a pandemia Covid-19. «Mais uma vez, lideramos esta jornada através do estabelecimento de objectivos ambiciosos de zero emissões de carbono, o que irá conduzir a uma profunda transformação em todo o sector e na totalidade da cadeia de valor. Não nos poderíamos permitir um menor esforço, em face do maior desafio ambiental alguma vez enfrentado pelo planeta», frisa Lars Holmquist, vice-presidente executivo de Soluções de Embalagem e Operações Comerciais da Tetra Pak.

A Tetra Pak propõe-se ainda a alcançar zero emissões de gases com efeito de estufa em toda a sua cadeia de valor até 2050.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...