Tetley: Está na hora do chá!

A vida é feita de momentos. Momentos que vivemos de diferentes formas. Momentos de força e fragilidade. Momentos de alguma tristeza e de muita alegria. Momentos inesquecíveis, que nos definem, e aqueles que mudam a nossa vida para sempre. Seja qual for o momento, faça chuva ou sol, a Tetley quer fazer parte da sua vida. Chá preto, chá verde, infusões de frutas, infusões de ervas, Superfrutos, Tetley Cold – infusões para água fria, Super Tea e Ice Tea, não faltam sugestões para os diversos momentos e estados de espírito de cada dia. São mais de 30 sugestões de variedades de chá, preparadas para responder aos mais refinados gostos. A Tetley não esconde que gosta de desafios e há muito que expandiu a sua visão e postura face ao mercado.

São reconhecidos os benefícios funcionais dos chás e infusões, e a Tetley procura levar estes benefícios a todos os consumidores. Exemplo disso é a gama de infusões Superfrutos – Romã e Framboesa, e Mirtilo e Açaí – que está repleta de antioxidantes e concentração de vitaminas, que ajudam a melhorar a saúde e bem-estar. Também os Super Teas, chás e infusões enriquecidas com vitaminas e minerais, oferecem uma função específica para cada momento do seu dia. São infusões e chás aos quais, através de um processo científico inovador, foram adicionadas vitaminas e minerais, que serão assim consumidos enquanto desfruta de uma chávena de chá ou infusão. Vitamina B6, vitamina C, Zinco, vitamina D, são alguns dos presentes nesta gama orientada para o bem-estar.

E porque o chá não se bebe só quente, a gama de infusões para água fria Tetley Cold é uma excelente alternativa para os dias quentes. Nesta época do ano, em que aumenta a temperatura exterior e diminui a humidade do ar, o nosso corpo é obrigado a fazer um trabalho extra para repor os líquidos perdidos. Sabendo que para muitos consumidores cumprir com as necessidades de hidratação é uma tarefa difícil, a Tetley Cold vem tornar a hidratação mais saborosa, sem açúcares, teína ou adoçantes artificiais. Sendo infusões para água fria, a facilidade de preparação é enorme, basta colocar a saqueta dentro de água, esperar três a quatro minutos e já está. Fácil de preparar e levar para qualquer lado!

José Sequeira, director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro, acredita que «o mercado de chás vai ser cada vez mais relevante, nomeadamente afirmando-se enquanto alternativa a refrigerantes e como promoção da hidratação ». O mesmo responsável adianta que este factor é cada vez mais visível na gama de infusões frias com Tetley Cold, que cresce todos os anos e que hoje em dia já não é apenas um consumo de Verão, mas sim de todo o ano. Para breve, e nesta área de estilo de vida mais saudável, a marca está a preparar algumas novidades para o final do ano, sendo que a prioridade é reforçar o lançamento mais recente, a gama de Hibiscus Experience. «São dois novos sku à base da planta de hibisco, reconhecida pelos seus amplos benefícios antioxidantes, cardiovasculares e diuréticos. Conjugámos a flor de Hibisco com Rosa Mosqueta e Hibisco com Mirtilo e Framboesa, duas novas opções saudáveis e supersaborosas dentro da gama Tetley», afirma José Sequeira.

APOSTA SUSTENTÁVEL

Além de uma gama de sugestões para os mais diversos momentos e estações do ano, a Tetley está comprometida com uma presença mais sustentável no mercado, tendo em vista uma redução da pegada ecológica dos seus produtos. Um exemplo é a nova oferta de saquetas em papel. «É importante promover a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva e este é mais um passo para o conseguir», avança José Sequeira. Esta aposta é, de acordo com o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro, uma forma de substituir a produção anual de cerca de 86 milhões de saquetas. Mas não é a única medida. «Esta é uma parte visível da promoção da sustentabilidade ambiental, social e económica, que também se concretiza a jusante na cadeia produtiva, através da utilização de chá proveniente de plantações certificadas pela Rainforest Alliance e da associação à Ethical Tea Partnership», complementa José Sequeira.

DELTA E TETLEY, UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA

A empresa fundada em 1837, quando os irmãos Tetley iniciaram os seus negócios em Yorkshire, em Inglaterra, tem um nome sólido no mercado e, em Portugal, conta com o apoio e distribuição do Grupo Delta Cafés. Esta “relação de amizade” e parceria existe desde 2011 e é uma aliança feita para durar. «São duas marcas de referência no mercado de bebidas quentes e isso faz com que a relação entre as empresas seja de proximidade e confiança, pois existem vários pontos em comum, não só do ponto de vista comercial, mas também de história das próprias marcas», sublinha o mesmo. Aliás, a conquista de bons resultados abre novas oportunidades e a prova disso é a vontade que existe de «alargar a distribuição da marca Tetley a outras geografias, para além de Portugal e Angola, onde o Grupo Nabeiro representa actualmente a marca».

Para a estratégia da Delta Cafés, a presença no segmento de chás é bastante relevante, não só pela dimensão do mercado, mas como parte da diversidade de oferta do Grupo Nabeiro junto dos seus clientes. «Conseguimos, assim, trazer uma oferta integrada numa categoria que, para os clientes, é fundamental: as bebidas quentes. Por outro lado, trazemos também valor acrescentado ao mercado de cápsulas, com a oferta de tisanas Tetley para as máquinas Delta Q, promovendo assim a diferenciação vs. concorrência», evidencia José Sequeira. Apesar de existirem, actualmente, quatro aromas para cápsulas de chá e tisanas Delta Q/Tetley, no futuro, a tendência é de crescimento, uma vez que esta aposta permite também que a marca se destaque no mercado. «São propostas que nos ajudam a diferenciar a marca Delta Q dentro do mercado de cápsulas e que trazem valor para Delta Q e Tetley», prossegue o mesmo profissional, adiantando que estão neste momento a «avaliar a integração de novos produtos neste segmento, de forma a optimizar a proposta actual».

Para este ano, a Tetley tem planos bem estabelecidos: «Queremos crescer em 2023 transversalmente aos diferentes canais de vendas e este objectivo passa por conseguirmos trazer inovação no canal de retalho, como é exemplo a gama de Hibiscus Experience e Tetley Cold», partilha José Sequeira. Também no canal Horeca existirão novidades, tendo já sido lançado um novo formato de 90 saquetas de 10 sabores diferentes, uma ideia que obteve uma grande aceitação junto dos clientes. «Fazemos este caminho passo a passo, tendo como principal objectivo a afirmação da marca Tetley enquanto referência no mercado de chás e infusões, com uma proposta para os diferentes momentos da vida de um consumidor, sinónimo de qualidade, sabor e bem-estar», conclui o director de Unidade de Negócio Mais Marcas do Grupo Nabeiro.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Chás & Cafés”, publicado na edição de Julho (n.º 324) da Marketeer.

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