Testar antes de vender é um dos segredos para o sucesso

O desenvolvimento de um produto é um processo com várias fases e nenhuma delas deve ser acelerada ou até mesmo ignorada, nomeadamente a fase que corresponde ao teste do produto ou serviço. Segundo Pete Dwyer, Product manager da Nielsen, as marcas passam muito tempo a aperfeiçoar um novo artigo antes de o apresentarem ao mercado. Mas, depois de tantos esforços nos bastidores e cuidado com a criação do melhor packaging e estratégia de marketing, como é que sabem que o produto está, de facto, pronto para ser apresentado ao mercado?

O especialista da Nielsen acredita que o segredo passa por testar antes lançar oficialmente (e amplamente) a novidade. Um novo sabor, por exemplo, pode obter bons resultados e reacções ainda em laboratório, mas isso não significa que seja bem recebido assim que chegar às prateleiras: «Os consumidores não tomam decisões de compra no vazio de um laboratório. Este ambiente estritamente controlado não vai captar o leque completo de experiências do mundo real.»

Posto isto, se as decisões não são tomadas somente a partir do sabor, o que influencia o carrinho de compras? Pete Dwyer explica que as pessoas compram com base naquilo que determinado produto oferece em termos holísticos: desde a proposta à experiência que proporcionam efectivamente. «Os consumidores não conseguem formar uma opinião realista sobre um produto antes de terem tempo de usá-lo. Desta forma, a experiência orienta o poder de compra e, em última instância, o sucesso da inovação», sublinha o especialista.

Conscientes disto, as marcas devem desenhar uma estratégia que as ajude a compreender a experiência de compra antes do lançamento. O teste deve reproduzir do modo mais fiel possível a jornada de compra real.

O passo seguinte passa por acompanhar o desempenho do produto já no mercado, sendo que deverão ser considerados dois critérios: tem de cumprir a promessa feita ao consumidor (ou superá-la) e ser suficientemente único para inspirar o consumidor a repetir a experiência.

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