Tesla emite recall para mais de 200 mil veículos devido a falha em hardware

A Tesla convocou mais de 200 mil veículos elétricos às suas oficinas devido a um problema com o hardware de computador mais recente, identificado como HW4 (ou AI4), que pode causar curto-circuito e desativar funções importantes de segurança, incluindo a câmera de ré.

A convocatória foi emitida no dia 6 de janeiro, após a constatação de não conformidade com as exigências da National Highway and Traffic Safety Administration (NHTSA), que impõe regras rigorosas sobre a confiabilidade de equipamentos de segurança.

O recall engloba o Model 3, Model Y, Model S e Model X, com datas de fabricação que variam de 25 de janeiro de 2023 a 16 de dezembro de 2024, dependendo da versão.

A falha no hardware já foi vinculada a 887 reivindicações de garantia e 68 relatórios até o final de dezembro de 2024. Embora a Tesla tenha lançado uma atualização de software over-the-air (OTA) para corrigir parte do problema – com implementação iniciada em 18 de dezembro –, o defeito estrutural do hardware exige medidas adicionais. A fabricante confirmou que substituirá os computadores defeituosos em veículos que não puderem ser totalmente reparados através das atualizações remotas.

Este não é o primeiro recall da Tesla relacionado com as câmeras de ré. Em janeiro de 2024, a empresa tinha tido um problema semelhante e, em outubro, os recém-lançados Cybertrucks também apresentaram falhas relacionadas à câmera, ambas resolvidas com OTAs.

Apesar das soluções apresentadas, o problema coloca pressão adicional sobre a Tesla e o CEO, Elon Musk, especialmente diante dos ambiciosos planos de expandir a capacidade de autonomia total dos seus veículos e lançar serviços de robotaxi.

Artigos relacionados