Tesla acusada de plágio por… marca artesanal de camas para gatos

A Tesla está a ser acusada de roubar o design de uma cama de gatos da pequena marca do Taiwan, Hulumao. E não, o assunto não diz respeito a automóveis, mas sim a merchandising para felinos.

De acordo com a Design Taxi, tudo se deve a uma cama para gatos feita de cartão que a insígnia pertencente ao empreendedor Elon Musk desenvolveu, alegadamente inspirada no modelo Cybertruck, que conta com uma forma futurística geométrica.

Contudo, o assunto tomou proporções de maior dimensão depois de um youtuber local, Jeff Young, ter alertado para a semelhança entre a novidade da Tesla e os produtos já produzidos pela Hulumao, desde 2017. Ambas têm uma forma quase idêntica, são fabricados com cartão ecológico e têm uma abertura com espaço para um arranhador.

O criador Hulumao, Hsiao Shih-chang, recorreu ao Instagram para deixar uma mensagem dirigida ao CEO da Tesla, Elon Musk, onde começa por agradecer a promoção do seu produto com o logotipo da insígnia automóvel na frente e por vendê-lo na China. “Porém, temos a certeza que nunca fabricámos este modelo para a Tesla na China e também não licenciámos o design. Deve haver algum mal entendido neste assunto”, acrescenta na publicação.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Hulumao 呼嚕貓 (@hulumao_pet)

Contudo, a Hulumao não tem nenhum dos seus designs patenteados – devido à dificuldade de assegurar direitos de propriedade intelectual em relação a produtos artesanais – e, portanto, a Tesla está assim um lugar à frente nesta corrida.

Artigos relacionados