Termas do Centro criam rede de geocaching para atrair novos clientes
As Termas Centro, iniciativa que junta as estâncias termais da região Centro de Portugal, tem um novo trunfo na manga para captar clientes. Trata-se de uma rede de geocaching que promete chamar a atenção de “caçadores de tesouros” em busca das 12 caches escondidas nas termas.
O objectivo é chegar a um total de 50 caches, quando a implementação da rede estiver completada. Para este projecto, as Termas Centro contam com o apoio de uma equipa do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra, coordenada por Paulo de Carvalho, director do Mestrado em Turismo, Território e Patrimónios.
«Com esta rede de geocaching Termas Centro queremos estimular a vinda de novas pessoas às estâncias termais da região, a partir do momento em que seja possível circular em segurança», explica Adriano Barreto Ramos, coordenador das Termas Centro.
Segundo o responsável, o geocaching é uma actividade muito interessante que combate o sedentarismo, promove a saúde e bem-estar e ainda desafia à exploração do património natural e cultural. «Além disso, esta prática potencia também o sentido social dos participantes, uma vez que, preferencialmente, se joga em grupo, o que incita famílias e grupos de amigos a procurar os ‘tesouros’ e a partilhar as descobertas nas suas redes sociais», acrescenta Adriano Barreto Ramos.
O geocaching consiste, em traços gerais, em encontrar objectos georreferenciados que estão escondidos em locais públicos. Os praticantes começam por verificar as indicações de cada local online (www.geocaching.com), procurando depois as coordenadas. No final, registam e partilham as experiências com a comunidade.
No caso das ermas, foram criados suportes digitais para cada cache, incluindo textos, fotografias e grafismos, em português e inglês. As primeiras caches podem ser encontrados no distrito de Viseu: Alcafache, Carvalhal, Felgueira, Sangemil e São Pedro do Sul.
Os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria serão os próximos a receber caches junto às termas. O processo de levantamentos dos melhores locais já está terminado.