Ter olho para a inovação
MARKETEER CONTENTSA inovação é a grande bandeira da Essilor, que foi a responsável pelo lançamento, há 60 anos, das lentes progressivas varilux. Hoje, conta também com uma vasta gama de lentes e tecnologias específicas para o excesso de uso dos aparelhos digitais
A investigação e a inovação fazem parte do ADN do Grupo Essilor, o que o leva a investir mais de 200 milhões de euros todos os anos para estar na vanguarda do design e da tecnologia no mercado das lentes oftálmicas. O grupo conta com mais de 500 investigadores nas equipas de Investigação e Desenvolvimento espalhadas pelo mundo.
Apesar de trabalharem sobretudo em laboratórios centrais, Portugal está presente no ciclo de inovação, uma vez que pela Essilor Portugal passam validações de processos produtivos das inovações que o grupo lança. As lentes progressivas Varilux – as mais vendidas em todo o mundo – são um dos produtos-estrela do grupo e a prova maior deste espírito inovador.
Criadas em 1959 pelo engenheiro e óptico Bernard Maitenaz, representam, ainda hoje, um marco importante para a Essilor. «Muito poucas são as empresas que possam apresentar uma inovação que revolucionou a indústria onde se inserem e que, ao fim de 60 anos em permanente inovação e evolução, mantenham essa liderança mundial, tal como acontece com a Varilux», frisa Gonçalo Barral, director-geral da Essilor Portugal.
Desde então, várias foram as inovações lançadas pela Essilor no mercado da óptica oftálmica. Entre as mais recentes, estão a gama de lentes para a era digital EyeZen, lançada em 2015, bem como a tecnologia Eye Protect System (EPS), apresentada dois anos depois, e que consiste na inclusão de uma característica exclusiva na própria lente que filtra a radiação azul-violeta nociva. «Esta tecnologia confere a todas as nossas lentes fabricadas em Portugal uma propriedade de primordial importância: a dupla protecção da luz azul-violeta nociva e da radiação UV.
Para a Essilor, a saúde visual não se encerra na correcção, passa também pela prevenção e protecção», garante Gonçalo Barral. Já este ano, a Essilor lançou uma nova lente orientada a um público cada vez mais “conectado” aos aparelhos digitais, a EyeZen Start, que vem complementar a gama de lentes EyeZen. «Esta lente tem um comportamento inovador, para um público cada vez mais exigente, e está a ter resultados bastante positivos, impulsionando a criação de valor no mercado», confere o director-geral.
60 anos da Varilux
No ano em que comemora 60 anos, a Varilux decidiu brindar os utilizadores de Varilux com 60 experiências únicas, através de um passatempo online. Para participar, basta aceder ao website da Essilor, registar o nome e email, escrever uma frase criativa com a palavra Varilux e, por fim, inserir o número e data do certificado de origem que acompanha as lentes Varilux (para lentes compradas entre 17 de Junho e 17 de Agosto).
No passatempo , a decorrer até 30 de Setembro, o portador Varilux fica habilitado a uma de duas experiências, optando entre degustação gastronómica e a adrenalina de velocidade automóvel. Ambas estão relacionadas com a campanha Varilux que está neste momento em TV, bem como em vários meios tradicionais e online.
«Este ano, ao comemorarmos os 60 anos da Varilux, incrementámos o investimento em TV, com um novo conceito criativo, também orientado ao público mais jovem da marca, isto é, pessoas que começam a chegar à idade da presbiopia (a dificuldade em ver ao perto, que surge com a idade).
A Varilux, ao ser a lente progressiva n.º 1 no mercado, tem um público fiel, que conhece bem os benefícios da lente, no entanto, existe uma grande franja da população que não conhece os referidos benefícios e tende em atrasar o uso de progressivas», adianta o director-geral da Essilor Portugal.
«Ao comunicar com este público, no início da presbiopia, estamos não só a tentar melhorar a vida do futuro utilizador, que está ainda na fase de negação da necessidade do uso de lentes progressivas, como também a facilitar aos prescritores de lentes oftálmicas a recomendação das mesmas», refere.
Ciente de que o sucesso das lentes Varilux passa pelas ópticas, a Essilor realizou no passado mês de Junho uma acção de celebração a nível nacional, que contou com a presença de muitos dos ópticos que trabalham a marca há vários anos.
Melhorar vidas através da visão
A Essilor apresenta-se ao mercado com uma missão muito clara: “Melhorar vidas, melhorando a visão”. Um propósito que espelha o posicionamento de constante inovação do grupo, com o objectivo de melhorar a vida de milhões de pessoas. «Sabemos que, potencialmente, mais de um milhão de portugueses está mal corrigido visualmente, por desconhecimento ou incapacidade económica.
Queremos ver este número reduzido drástica e rapidamente», frisa Gonçalo Barral. Para materializar esta missão, a Essilor promove a sua divulgação durante as acções de formação que realiza juntos dos ópticos parceiros, além de promover um elevado número de rastreios à população, a nível nacional (continente e ilhas), onde se podem identificar potenciais anomalias visuais, sendo sugerido nesses casos a consulta a um especialista.
Por último, a empresa tem vindo a realizar campanhas de sensibilização, com a presença da mascote Essi, que leva aos pais e professores mensagens sobre a importância dos cuidados de saúde visual nas crianças.
De acordo com o director-geral da Essilor Portugal, estas acções visam dar a conhecer as inovações da empresa, em contraciclo com uma certa tendência de “comoditização” que se verifica no mercado nacional das ópticas. «Nos últimos anos, temos vindo a assistir ao aparecimento de formatos diferenciados no retalho, privilegiando, muitas vezes, uma lógica de consumo e de preços baixos, em detrimento de uma proposta de valor em saúde visual.
Nunca devemos esquecer que o retalho da óptica oftálmica, tão especializado e assente na saúde visual, deve ser sustentado pela confiança e pela especialização», refere. «Conseguimos, no entanto, vislumbrar que os formatos que continuam a acrescentar valor são as ópticas (agrupadas ou não) que se focam desde a correcção das anomalias visuais, passando pelas soluções de prevenção e protecção da visão, adequadas a cada utente individualmente, e terminando num serviço pós-venda atento e responsável», ressalva.
Segundo Gonçalo Barral, os objectivos da Essilor Portugal para este ano passam «pela manutenção da nossa liderança de mercado, através das ópticas que optam por trabalhar com os nossos produtos, bem como por continuar a acrescentar valor a um mercado especializado que, tal como referido, teve nos últimos anos uma tendência natural para uma certa “banalização”», conclui.