Tentativas de roubo de dados no Google aumentam 243%. Facebook e Amazon na mira dos cibercriminosos

A Google, o Facebook e a Amazon são as marcas mais frequentemente visadas quando se trata de ataques de phishing, revela uma análise da Kaspersky às 25 empresas classificadas como Best Global Brands 2023. Os cibercriminosos também procuram obter acesso às credenciais e os dados de outras marcas, com o número de ataques a aumentar quase 1,5 vezes em relação ao ano anterior.

No primeiro semestre de 2024, foram registados quase 26 milhões de tentativas de phishing, um número quase 40% mais alto do que o primeiro semestre de 2023. Os especialistas da Kaspersky atribuem este fenómeno a um aumento da actividade fraudulenta e não a um declínio na vigilância dos utilizadores: os cibercriminosos estão a tornar-se mais agressivos nos seus ataques que têm como alvo os dados e dinheiro dos utilizadores.

Entre as marcas estudadas, os cibercriminosos visaram principalmente os serviços da Google nas suas tentativas de roubo de dados e credenciais (4 milhões). O top 3 também é ocupado pelo Facebook, que regista cerca de 3,7 milhões de tentativas contra os seus utilizadores, e pela Amazon, que ocupa o terceiro lugar com aproximadamente 3 milhões de tentativas.

A Microsoft e a DHL completam o top 5 com 2,8 milhões e 2,6 milhões de tentativas, respectivamente. O PayPal, Mastercard, Apple, Netflix e Instagram estão entre as 10 principais marcas visadas pelos cibercriminosos para obter credenciais e dinheiro em 2024.

Os dados demonstram que os ataques de phishing ao Google sofreram um crescimento de 243% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano passado. A Mastercard registou um aumento de 210%, face a 2023, nas tentativas de roubo de dados sensíveis e dinheiro, seguida do Facebook e da Netflix, que registaram o dobro das tentativas de ataque, ao comparar com o ano passado.

Outras marcas que não entraram no top 10, mas que também se tornaram em novos alvos para os cibercriminosos, incluem o HSBC (240 mil tentativas de phishing em 2024) e o eBay (mais de 300 mil tentativas de ataque). A Airbnb, a American Express e o LinkedIn também foram marcas cujas tentativas de ataques aumentaram, registando mais de 174%, 137% e 122% de tentativas, respectivamente, em comparação com o ano anterior.

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