Ténis da Gucci por 10 euros? Marca de luxo rende-se ao calçado virtual

NFT tem sido uma sigla repetida nos últimos dias para representar activos digitais encriptados que estão a ser vendidos por milhões de dólares. De peças de arte a tweets de Elon Musk, qualquer tipo de conteúdo virtual pode ser colocado à venda através deste sistema, que garante a autenticidade dos activos através de certificados de direitos de autor e propriedade.

A Gucci está atenta às tendências e apresenta esta semana o seu primeiro par de ténis virtuais. Segundo o site Business of Fashion, não se trata de um NFT mas representa, ainda assim, uma aproximação a este novo mundo dos bens digitais.

A marca de luxo juntou-se à tecnológica Wanna para criar um modelo de calçado disponível por 11,99 dólares – ou seja, cerca de 10 euros – na sua aplicação móvel. Quem descarregar a app da Wanna, poderá ficar com um par destes ténis por 8,99 dólares (7,54 euros). Estas são as únicas formas possíveis de calçar o novo produto da Gucci, já que não haverá uma materialização física.

O modelo foi desenhado por Alessandro Michele, director Criativo da Gucci, e representa também a primeira incursão da Wanna nos produtos puramente digitais. A tecnológica tem vindo a trabalhar com marcas como Reebok, Puma e até a portuguesa Farfetch para desenvolver aplicações de realidade aumentada para calçado – a ideia é poder experimentar sapatos em casa, a partir do telemóvel. Agora, evolui para um novo nível de virtualização da experiência.

«Em cinco ou talvez 10 anos, um pedaço relativamente grande da receita das marcas de moda chegará de produtos digitais», garante Sergey Arkhangelskiy, co-fundador e CEO da Wanna. Em declarações ao Business of Fashion, afirma que o objectivo da empresa é substituir as fotografias de produtos por alternativas mais envolventes e próximas daquilo que é uma compra offline.

Os novos ténis da Gucci apontam especialmente à Geração Z, não só por ser composta por nativos digitais mas também por representar jovens consumidores que poderão não ter os fundos necessários para adquirir produtos físicos da marca. Por outro lado, é mais provável que tenham 10 euros para dar por uns ténis virtuais.

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