Tendências de SEO para 2023
Por Marco Gouveia, consultor e formador de Marketing Digital, CEO da Escola Marketing Digital e autor do livro “Marketing Digital: O Guia Completo”
Só no terceiro trimestre de 2022, o Google teve quatro actualizações extremamente importantes: September 2022 Product Reviews Update, September 2022 Core Update, Helpful Content Update e July 2022 Product Reviews Update. O favorecimento de “conteúdo para pessoas, não para robôs” e a predominância de reviews de produtos são algumas das mudanças mais salientes que estas actualizações trouxeram. Se pretende preparar-se para todas as transformações que estão a acontecer no mundo do SEO e assegurar o posicionamento das suas páginas no Google, reserve um tempo para ler este artigo, active o modo foco e venha reflectir comigo sobre algumas Tendências de SEO para 2023.
1. Page Experience (Core Web Vitals)
Os factores de classificação da experiência na página do Google são actualmente compostos por quatro categorias: Web Core Vitals, compatibilidade com dispositivos móveis, HTTPS, intersticiais e caixas de diálogo não intrusivos (os conhecidos pop-ups). As últimas actualizações do Page Experience são deveras importantes, pois tiveram o efeito de tornar as métricas dos Core Web Vitals mais justas e precisas. Os Core Web Vitals analisam a experiência do utilizador dentro de um website, as suas acções dentro dos mesmos, a velocidade das páginas, entre outros, e embora alguns acreditem que não são factores de classificação reais, estes ainda são muito relevantes, merecendo a nossa consideração e atenção.
2. Vídeos cada vez mais presentes nos resultados de pesquisa
Actualmente, as redes sociais priorizam o conteúdo em vídeo, uma tendência que está a marcar também o ranking dos resultados de pesquisa no Google. A cada ano que passa, o vídeo ganha terreno e até o próprio Google tem investido em destacar resultados de vídeo na primeira página de resultados. Assim, investir neles será uma grande vantagem, seja nas redes sociais, seja na pesquisa orgânica. Dica prática: coloque palavras-chave nas descrições dos seus vídeos, títulos e nome dos arquivos.
3. Cultura de Testes
Em 2023, vencerá quem for capaz de se adaptar mais rapidamente às mudanças. Com todas as “revoluções” que o SEO tem passado, a forma de trabalhar nesta área precisa de ir acompanhando as oscilações do mercado e as regras do jogo. Com a evolução da experiência do utilizador, nada melhor do que testar para perceber o que é melhor para ele e, consequentemente, para o algoritmo do Google.
4. Novo SEO Off-Page: adeus antigo link building, olá “Reputação”
O princípio E-A-T do Google determina que um site deve ter Expertise (ser especialista naquele assunto), Authority (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade). Em termos práticos, o E-A-T prende-se com a criação de conteúdo de qualidade, uma boa classificação das páginas, alta autoridade e grande volume de tráfego orgânico. Focando-nos na Autoridade, é preciso entender que esta começa pela reputação, isto é, pelo reconhecimento e pela forma como uma marca é percepcionada pelos seus stakeholders. Portanto, o ponto central será pensar sobre o que vai fazer com que outros sites linkem o seu, numa óptica honesta e transparente. Em oposição, não se deve fazer troca de links e demasiados guest posts, que são técnicas ultrapassadas e podem gerar risco de punição.
5. Provas sociais, depoimentos e reviews de produtos
As provas sociais são conhecidas como um dos gatilhos mentais mais poderosos. Em SEO, também são poderosas, porque ajudam o site a ter mais Autoridade e Confiabilidade, transmitindo segurança. Uma dica muito fácil de implementar é mostrar depoimentos reais de clientes logo na página inicial. Nos últimos meses, como vimos, o Google fez diversas actualizações focadas nas reviews de utilizadores. Porquê? Porque precisa desses dados para ser relevante principalmente frente à Amazon, que possui o maior repositório de reviews do mundo e concorre com o gigante das pesquisas quando o assunto é pesquisar produtos para comprar.
Concluindo, o algoritmo do Google continuará a ser actualizado com frequência, a indexação está extremamente veloz e a concorrência é crescente, mas as oportunidades continuam infinitas. Na verdade, com este olhar mais abrangente sobre a utilidade do conteúdo, a reputação e as provas sociais, parece que está a voltar à superfície aquilo que é realmente essencial e que sempre foi a função primordial do SEO: entregar o melhor e mais útil conteúdo às pessoas que estão a procurar por ele. É isso que devemos ter sempre em mente quando optimizamos as nossas páginas.
Espero que este artigo sirva de inspiração para melhorar ainda mais as suas estratégias de SEO e que, no próximo ano, aproveite todo o potencial da pesquisa orgânica no Google.