Temu tem 93 milhões de utilizadores na Europa e estes são os principais mercados

A Alemanha é o maior mercado europeu da Temu, com 16,3 milhões de destinatários por mês, seguida da França, com 12 milhões. Em Portugal, a plataforma chinesa é também uma das mais populares.

No final de outubro, Philippe Wahl, presidente da La Poste – empresa de serviços postais francesa- declarou que as plataformas Temu e Shein representavam 22% das encomendas do grupo, um ponto percentual a mais do que as geridas para a Amazon e em comparação com “menos de 5% há cinco anos”.

De abril até ao final de outubro, a Temu anunciou, através de um comunicado para a imprensa, ter “uma média de 93,7 milhões de destinatários mensais na União Europeia”.

Agora, obrigada pelo novo regulamento europeu sobre os serviços digitais (DSA), que se aplica às plataformas muito grandes, a Temu publicou “o primeiro relatório de transparência para a União Europeia.”

Assim, o relatório releva que a plataforma está a fazer um progresso relâmpago na Europa graças a uma estratégia de preços baixos. Trata.se da versão internacional do gigante chinês do comércio eletrónico Pinduoduo, lançado em 2015, que oferece uma grande variedade de produtos: vestuário, brinquedos, decoração, ferramentas, alta tecnologia, etc.

Em Portugal, a Temu é também uma das aplicações mais populares. Com menos de dois anos de operação internacional, a empresa cresceu para 49 países e só no primeiro semestre deste ano registou vendas no valor de 18 mil milhões de euros.

Ainda assim, recentemente, a Temu foi acusada pela DECO de desrespeitar os direitos dos consumidores ao violar o Regulamento Serviços Digitais da EU. A Deco aliou-se a outras 16 organizações europeias de apoio ao consumidor para apresentarem uma queixa à UE por “falhas na proteção aos consumidores” e utilização de “práticas ilegais de manipulação”, numa clara violação da legislação europeia dos serviços digitais.

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