Temperatura influencia tempo de permanência nas lojas

Retail Pro desenvolve ferramenta que permite aos retalhistas identificar, medir e quantificar o efeito de determinadas variáveis sobre o comportamento dos consumidores.

Temperaturas elevadas ou baixas, o nível de ruído ou um mau serviço por parte dos colaboradores são alguns dos principais factores que influenciam o tempo que os consumidores passam numa determinada loja. Agora, um projecto português desenvolveu uma ferramenta que permite aos retalhistas identificar, medir e quantificar o efeito destas e outras variáveis sobre o comportamento dos consumidores.

O projecto chama-se Retail Pro e é consituído pela empresa InovRetail, pelo INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Este grupo desenvolveu uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma. “É a partir da análise destas variáveis que é possível atingir um maior desempenho, que vai depois permitir aumentar as vendas e optimizar os custos operacionais”, defende o consórcio em nota de imprensa. A plataforma é já utilizada por lojas como a Worten, Levi’s ou Nike.

«Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de bluetooth ou wi-fi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo tudo que possa afectar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico», explica Pedro Carvalho, investigador do INESC TEC e responsável pelo Retail Pro.

A plataforma, que começou a ser desenvolvida em Setembro de 2012, utiliza um conjunto de algoritmos, desenhados para uma fácil integração com os sistemas de informação do retalhista. Para além das ferramentas que recolhem todos os dados, a plataforma inclui o seu processamento, análise e apresentação dos resultados. “Estas funcionalidades permitem uma actuação mais eficiente e flexível sobre o ambiente de loja de forma a aumentar as vendas”, conclui o Retail Pro.

Artigos relacionados