Tem vinis a ganhar pó? Veja se fazem parte da lista dos mais valiosos

Para muitas pessoas, o vinil pode parecer um objeto ultrapassado do passado. Mas o formato de audição retro está a renascer- com uns impressionantes 6,7 milhões de discos vendidos no Reino Unido no ano passado, gerando £196 milhões.

Artistas como Taylor Swift, Adele e Billie Eilish aderiram à tendência, lançando múltiplas e dispendiosas variações físicas dos mesmos álbuns. No entanto, se quiser realmente ter lucro, é nos clássicos antigos que deve estar atento.

Os peritos da A2D2 revelaram os 10 discos de vinil mais valiosos do Reino Unido, alguns dos quais com preços que rondam os milhares. “Esses velhos discos de vinil podem estar escondidos em coleções de discos passadas de geração em geração, ou podem estar à espera na sua loja de caridade local”, afirmou.

“São jóias escondidas à espera de serem redescobertas e, talvez, dependendo do estado, possam valer uma grande quantia de dinheiro”.

The Beatles – O Álbum Branco (até  12 mil euros)

Numa notícia que não surpreenderá ninguém, os Beatles estão no topo da lista com o seu “The White Album”. Lançado a 22 de novembro de 1968, este foi o nono álbum de estúdio da banda inglesa, e apresentava uma capa branca simples. O zénite do colecionismo de vinil, o chamado “White Album” dos Beatles, ocupa um lugar especial”, afirmou a A2D2. As cópias originais, especialmente aquelas com números de série baixos e o logótipo original da Apple, podem valer uma fortuna. A capa e o estado impecável fazem dele uma joia da coroa em qualquer coleção, podendo valer até 10.000 libras”.

Complex – Complex (até  12 mil euros)

O álbum autointitulado de rock progressivo psicadélico Complex, Complex, é o epítome da raridade. De facto, apenas 99 cópias foram prensadas após o seu lançamento em 1971. Uma cópia imaculada foi comprada por apenas uma libra esterlina e depois vendida por umas impressionantes 10.000 libras, mostrando a imprevisibilidade e a excitação da coleção de vinil”, disse a A2D2.

Dark – Dark Round the Edges (até 9960 euros)

O álbum de 1972 de Dark, Dark Round the Edges, é considerado uma espécie de “Santo Graal” entre os coleccionadores de discos. Com apenas 40 cópias prensadas, possuir uma cópia deste álbum em perfeitas condições pode aumentar o valor da sua coleção em até £8.350”, disse A2D2.

Led Zeppelin – Led Zeppelin (até 8475 euros)

Com a sua tipografia turquesa e o crédito único “Superhype”, o álbum de estreia epónimo dos Led Zeppelin, lançado em 1969, é um dos vinis mais valiosos do mundo. Em 2013, uma destas prensagens foi vendida por 7.100 libras, simbolizando o apelo intemporal da banda e o amor duradouro pelos discos físicos”, afirmou a A2D2.

A Fleeting Glance – Um olhar fugaz (até 7640 euros)

Sabe-se que existem menos de cinco cópias do álbum A Fleeting Glance – o que só aumenta o seu valor. A2D2 disse: “A última venda quase atingiu £6.400, reflectindo o estatuto quase mítico do álbum”.

The Beatles – Please Please Me (até £6.000)

Outra obra-prima dos Beatles é Please Please Me – o álbum de estreia da banda, lançado em 1963. As primeiras prensagens Parlophone do Reino Unido de “Please Please Me” com o rótulo preto e dourado são muito procuradas”, disse A2D2. Se tiver a sorte de possuir uma, poderás vendê-la por cerca de £6.000”.

Sex Pistols – God Save the Queen (até 7162 euros)

God Save the Queen foi lançado pelos Sex Pistols em 1977 e tornou-se famoso pela sua controvérsia política. Uma primeira prensagem na etiqueta A&M, que foi rapidamente retirada, pode ter um preço de até £6.000”, disse A2D2.

Joy Division – An Ideal For Living (até 5610 euros)

Apenas 1.000 cópias do primeiro EP dos Joy Division, “An Ideal For Living”, foram prensadas após o seu lançamento em 1978. E se for um dos felizes proprietários, poderá ter um retorno considerável – se estiver disposto a vendê-lo. Cópias com a marca da casa da moeda podem ser vendidas por até £4.700, tornando-as um achado valioso para os entusiastas do punk”, disseram os especialistas.

Johann Strauss II – Valsas de Johann Strauss Jr. (até 5252 euros)

A A2D2 descreve esta gravação rara como um “sonho de colecionador de música clássica”. Com a arte da capa de Andy Warhol, esta gravação rara de 1956 de valsas interpretadas pela Century Symphony Orchestra é o sonho de um colecionador de música clássica”, afirmou. Em estado impecável, está avaliada em até £4.400”.

Leaf Hound – Cultivadores de Cogumelos (até 4896 euros)

Finalmente, se tiver uma cópia de “Growers of Mushroom” de Leaf Hound a ganhar pó no seu sótão, pode vendê-la por mais de 4.000 libras. Aclamado como o primeiro disco de rock mais colecionável pela Q Magazine, “Growers of Mushroom” dos Leaf Hound é um álbum de rock progressivo psicadélico que é tão raro quanto possível”, afirmou a A2D2. Sabe-se que cópias em perfeitas condições são vendidas por até £4.100”.