Tem uma garrafa de água há 3 dias no carro? Saiba se é seguro beber ou reutilizar a embalagem
Embora muitos consumidores já tenham aderido às garrafas de água reutilizáveis num padrão ou cores que combinam com a sua personalidade, por vezes dá-se o caso de ser necessário comprar uma de plástico na rua que, no fundo, também se pode voltar a encher. Mas sabe quantas vezes o pode fazer até deixar de ser seguro?
A especialista de um instituto alimentar neerlandês, Tara Eikenaar, explica que caso a garrafa de plástico não seja aberta, o líquido mantém-se conservado até um ano, podendo durar ainda mais, dependendo do estado da embalagem.
Porém, uma vez aberta, o período reduz drasticamente: oscila entre os três e os sete dias no frigorifico. Se estiver à temperatura ambiente, num armário por exemplo, a água é segura para beber apenas durante três dias. E se for congelada voltamos uma vez mais ao limite de um ano.
De acordo com o Huffington Post, a especialista salienta que a reciclagem de garrafas de plástico é benéfica para o ambiente. No entanto, se a embalagem não for devidamente limpa durante um longo período de tempo, não é assim tão bom para o ambiente, já que pode albergar bactérias que são difíceis de remover.
«Em condições normais, as quantidades são muito pequenas e inofensivas. Mas as temperaturas elevadas, como quando a garrafa está ao sol, podem aumentar a quantidade», afirma. «Se não quiser usar uma garrafa de plástico, pode optar pelo vidro ou pelo aço inoxidável, que quase não emite substâncias.»