Tem um negócio e quer aproveitar a Black Friday? Siga esta 5 dicas

A pensar nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que poderão não ter ainda em marcha um plano para tirar partido da Black Friday, a agência de marketing digital Páginas Amarelas desenvolveu um pequeno guia com dicas para ajudar a preparar o negócio para esta época de consumo. A ideia é potenciar as vendas e acompanhar a procura acrescida através de estratégias simples.

Segundo a Páginas Amarelas, registaram-se mais de 815 mil compras online (dados da SIBS), no ano passado, por esta altura de Black Friday, pelo que há aqui uma oportunidade a explorar por parte das empresas com presença digital.

Eis cinco dicas para quem tem negócios e quer aproveitar ao máximo a Black Friday:

1 – Gerar interesse: uma boa forma de gerar interesse sobre a campanha que deverá ser lançada na Black Friday é anunciá-la. O objectivo é despertar a atenção dos consumidores, seja por meio de um email, banner ou até de publicações nas redes sociais da marca;

2 – Usar as redes sociais: as plataformas sociais são um meio de comunicação excelente, pelo que qualquer campanha, de descontos ou ofertas, deve beneficiar de uma estratégia de social media bem definida. Nela, as publicações devem conter mensagens claras e objectivas, que reflictam o objectivo da campanha e captem a atenção dos consumidores;

3 – Recuperar “carrinhos abandonados”: adicionar produtos a um carrinho e não finalizar a sua compra é algo recorrente, especialmente no caso das lojas online e, em particular, na Black Friday. Enviar emails personalizados com call to action que criem um sentimento de urgência no receptor é uma estratégia válida, assim como a oferta de vouchers de desconto numa compra futura, que contribua para a fidelização do cliente e para um aumento da frequência de compra;

4 – Prolongar as ofertas: na segunda-feira a seguir à Black Friday acontece a Cyber Monday (29 de Novembro), uma data associada ao consumo de produtos tecnológicos. Neste âmbito, são várias as marcas que apostam num “Black Weekend” (fim-de-semana negro) e até numa “Black Week” (semana negra), prolongando o período de descontos;

5 – Trabalhar o pós-venda: como em qualquer época, a satisfação do cliente não termina no momento da compra. Mesmo que a experiência do utilizador com o produto ou serviço tenha sido positiva, se a qualidade do serviço pós-venda não estiver à altura, o cliente poderá ficar com uma percepção negativa da loja. Por isto, é fundamental esclarecer dúvidas, responder a reclamações, estar atento aos prazos de troca e cumprir a política de devolução.

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