Tem TikTok? Esquema de phishing cresce na rede social e ameaça 3 milhões de portugueses
A análise anual da Kaspersky do cenário de ameaças de spam e phishing revelou um aumento de mais de 40% nas tentativas de phishing durante 2023, atingindo um total superior a 709 milhões.
O mais recente destes casos envolveu a rede social TikTok, que oferece oportunidades de emprego atractivas, porém fraudulentas. A ameaça tornou-se um verdadeiro perigo para os utilizadores portugueses: o país apresenta 3,3 milhões de utilizadores de TikTok – aproximadamente um terço da população nacional.
Os utilizadores recebem uma oferta de emprego atractiva, sob a forma de uma mensagem de texto nos seus dispositivos móveis. A oferta promete recompensas monetárias de valores entre 100 e 1.000 euros por apenas duas horas de trabalho por dia.
No entanto, por detrás destas promessas tentadoras esconde-se uma armadilha bem elaborada. Quando o utilizador acede à ligação disponibilizada para contactar a suposta entidade empregadora, é-lhe pedido que partilhe informações pessoais de forma a completar o seu registo para se candidatar à oferta de emprego. Esta informação, que inclui dados sensíveis como nomes, endereços e números de telefone, é utilizada de forma fraudulenta para levar a cabo uma série de actividades criminosas adicionais.
«O phishing continua a ser uma ameaça constante no panorama digital, evoluindo constantemente para enganar os utilizadores desprevenidos. A nossa melhor defesa é a vigilância e o cepticismo. Mas também reconhecemos que a luta contra o phishing é um esforço conjunto que exige a colaboração entre utilizadores, empresas e autoridades. É essencial ser cauteloso, verificar antes de aceder a ligações e proteger a nossa identidade digital para garantir a segurança de todos», afirma, em comunicado, Marc Rivero, investigador principal de Segurança da Kaspersky.