Tem andado a receber chamadas de números internacionais que desconhece? Pode estar a ser vítima de fraude telefónica
Em Portugal registaram-se 17.969 fraudes em 2022, com destaque para as fraudes informáticas e nas comunicações, que totalizaram 6.518 casos. Este número cresceu em 2023 para mais de 21.000 casos reportados, revelando um aumento significativo na sofisticação e frequência das fraudes. Os dados são recordado pela Allianz Partners que sublinha que o vishing, a chamada dupla e a gravação de voz são algumas das técnicas que os autores das fraudes utilizam para obter dados pessoais das vítimas. Estas fraudes, cada vez mais frequentes e sofisticadas, podem ser prevenidas com um seguro que inclua assistência jurídica.
«Temos de estar preparados para os riscos cada vez mais sofisticados das fraudes cibernéticas. É essencial não partilhar dados pessoais por telefone e verificar sempre a identidade de quem nos contacta», adverte Miguel Santos, Técnico jurista da Área de Assessoria Jurídica da Allianz Partners.
Neste contexto, a Allianz Partners tem ao dispor dos clinetes um serviço de assistência e defesa para aconselhar e proteger em caso de fraude, proporcionando mecanismos para a recuperação de informação. «A nossa equipa de profissionais da área jurídica trabalha para proteger os nossos clientes e oferecer-lhes a tranquilidade que merecem», assegura Miguel Santos.
Fique a par das fraudes telefónicas mais comuns:
Vishing: Os fraudadores fazem-se passar por empresas como bancos ou companhias de telecomunicações para obter informações pessoais.
Chamada dupla: Uma empresa de fornecimento entra em contacto para informar o cliente sobre um aumento de tarifas e, logo após, uma empresa concorrente liga para oferecer “melhores condições”.
Chamadas fantasma: Chamadas sem resposta, que, ao serem atendidas, podem inscrever o número do utilizador em serviços pagos.
Gravação de voz: Os fraudadores gravam a voz do utilizador para depois utilizar em serviços de subscrição.
Atendedores automáticos: Ligações automáticas que pedem a confirmação do utilizador para gerir prémios ou ofertas.