Tem alergias alimentares? Campanha #EUChooseSafeFood quer ensinar a ler rótulos
Tem uma alergia alimentar grave? A nova edição da campanha #EUChooseSafeFood da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) e da ASAE quer ajudar os consumidores europeus a fazer escolhas informadas relacionadas com a sua alimentação ao ajudar a ler rótulos, a compreender os aditivos e ao fornecer conselhos sobre a preparação e armazenamento de alimentos.
Uma reacção alérgica pode dever-se a uma pequena quantidade de um ingrediente alimentar ao qual uma pessoa é sensível e os sintomas podem ser ligeiros (comichão ou erupção cutânea), mas podem progredir para sintomas mais graves, tais como vómitos, diarreia, pieira e, ocasionalmente, anafilaxia (choque). Já as intolerâncias alimentares verificam-se quando as pessoas têm dificuldade em digerir determinadas substâncias, como o glúten, e sentem inchaço, cãibras estomacais e diarreia.
De acordo com as entidades, para perceber se existem vestígios de alimentos aos quais se é intolerante ou alérgico basta verificar os ingredientes nos rótulos dos alimentos pré-embalados, que indicam os ingredientes alergénicos e a informação para os alimentos não pré-embalados.
«O cumprimento dos requisitos de rotulagem dos ingredientes alergénicos nos produtos alimentares é crucial para que as pessoas com alergias possam evitar ingredientes que as possam deixar doentes. Além de darem conselhos para utilização na rotulagem, os cientistas também avaliam novos ingredientes no caso de serem potenciais alergénicos e analisam como factores, tais como o processamento de alimentos, podem afectar o potencial alergénio. É, por isso, seguro confiar no que os rótulos dos nossos alimentos dizem», explica Filipa Melo de Vasconcelos, sub-inspectora geral da ASAE.