Tem a certeza de que o seu CV está bem feito? Verifique se passa no teste

No momento de contratar alguém par a sua equipa, a análise dos currículos que lhe chegam é uma das etapas mais importantes. Mas esse processo nem sempre é fácil e alguns pormenores determinantes podem escapar no meio de tanta informação.

De forma a facilitar essa tarefa, a Factor H, empresa de recrutamento e seleção, formação e coaching, apresenta cinco dicas que prometem ajudar a analisar o CV de forma eficaz e correcta.

  1. Defina o tipo de colaborador que quer contratar, para que, ao analisar os currículos, possa eliminar de imediato os talentos que não tenham os perfis e as competências necessárias para ocupar o cargo.
    .
  2. Analise o currículo de um ponto de vista estético, pois permite percepcionar o cuidado que houve ao elaborar o mesmo. Ter em conta se é organizado e conciso, mas também verificar se não existem erros ortográficos ou até mesmo uma má formatação.
    .
  3. Utilize a tecnologia para facilitar o processo de análise de currículos, existem programas de software que validam se o candidato à vaga preenche os requisitos necessários.
    .
  4. Tenha em conta as experiências pessoais, como por exemplo, actividades extra-curriculares, estágios anteriormente realizados, projectos do âmbito social, que lhe irão mostrar os interesses e valores do candidato em questão.
    .
  5. Realize uma entrevista. Após uma análise cuidado do currículo, deve realizar uma entrevista, para ter um contacto mais directo com o candidato em questão, para entender se está ou não a fazer a escolha correcta.

No fundo, a análise de currículos tem como objectivo reduzir o número de candidatos para seguir apenas com aqueles que correspondem à descrição da vaga, reduzir as etapas do processo de recrutamento e realizar uma entrevista final de confirmação da sua escolha.

A área do marketing é uma das que mais “mexe” com novas vagas de emprego, já que, tendo em conta as variadas tarefas que o sector requer, há frequentemente empresas em busca de talento. Do marketing digital, à comunicação, copywriting, design, estratégia ou produção, as oportunidades estendem-se por um leque de opções.

Artigos relacionados