Televisão lidera consumo de notícias em Portugal
Ainda que larga parte dos portugueses tenha acesso à internet e a conteúdos jornalísticas através da mesma, a televisão continua ser o meio de eleição para consumir notícias. Os dados são do estudo “Públicos e Consumos de Media”, elaborado pela ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social).
93% dos inquiridos revelou assistir a programas televisivos noticiosos para ficar a par do que acontece no mundo que os rodeia.
Os meios digitais surgem apenas em segundo lugar com as redes socias em destaque. 66% dos portugueses que participou no estudo revela utilizar redes sociais como o Facebook ou Twitter para aceder a notícias.
O terceiro lugar é ocupado pelos tradicionais jornais impressos, utilizado enquanto fonte de notícias por 65% dos inquiridos. A rádio atinge apenas 28% dos participantes.
O estudo revela ainda que, diariamente, 33% dos entrevistados gasta uma hora a assistir a programas noticiosos na televisão, número superior ao verificado no caso do computador. 49% dos inquiridos passou 21 minutos a aceder a informação online, no dia anterior à realização do inquérito.