Televisão é o principal meio e mobile segue-a de perto

TelevisãoA televisão continua a chamar o si o papel de meio mais abrangente e mais utilizado no panorama dos media. Num outro ponto, e especialmente para os mais jovens, o mobile é uma tendência em ascensão. Estas foram algumas das principais conclusões do estudo intitulado “Que mudanças no consumo de media?”, promovido pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).

De uma amostra de 1251 cidadãos representativos da população portuguesa, 99% utiliza a televisão, seguindo-se o mobile, com 90% dos inquiridos a recorrer a esta tecnologia. 47% dos envolvidos no estudo utiliza a internet, que se assume como o meio com um perfil de utilização mais heterogéneo.

De acordo com o estudo, a televisão é o meio a que os indivíduos estão expostos durante mais tempo, sendo que os jovens passam ainda mais tempo na internet e a enviar SMS. De facto, 64% desta segunda população usa mais o telemóvel, e 63% usa mais a internet do que há dois anos. Já a rádio e a imprensa mantêm uma taxa de utilização de 72 e 70%, respectivamente, sendo esta mais pronunciada no grupo etário dos 25 aos 44 anos.

A investigação fez notar ainda que 51% dos jovens portugueses são “multitaskers”, consumindo mais do que dois media em simultâneo. A fatia de 49% de “não multitaskers” corresponde, na sua maioria, a indivíduos com mais de 65 anos e com um nível baixo de acesso às tecnologias.

Por outro lado, e na faixa etária dos 25 aos 34 anos, encontram-se 4% de “heavy multitaskers”, que utilizam em simultâneo dois ou mais meios, sempre com elevada frequência.

Para além da progressiva complementaridade de meios, o estudo revelou que a imprensa escrita continua a ser o meio de eleição dos portugueses para se manterem actualizados. De facto, 94% dos inquiridos utiliza o jornal para ler notícias. A rádio é o meio preferido por 90% do total de inquiridos para ouvir música, face a 98% de jovens. O telemóvel, por seu lado, é o meio no qual os jovens exploram mais funcionalidades, e também aquele que é mais utilizado em simultâneo com a televisão e a internet.

Artigos relacionados