Tecnologia que previne realização de festas em Airbnbs já chegou a Portugal
Está a pensar alugar um Airbnb para juntar alguns amigos e “abanar o capacete”? Essa ideia pode ser agora mais difícil de concretizar, uma vez que a plataforma anuncia a chegada a Portugal de uma tecnologia de monitorização de reservas para reduzir o risco de festas incómodas e conter comportamentos indesejados.
O objectivo é evitar a realização de festas não autorizadas nos alojamentos. A tecnologia analisa factores relacionados com a conta do hóspede e a sua reserva, que podem indicar um risco mais elevado para este tipo de incidente. Estes factores incluem aspectos como as avaliações do hóspede, a duração da viagem, a distância até ao anúncio e se a reserva é num fim-de-semana ou num dia de semana, entre outras considerações.
De acordo com a Airbnb, desde que foram implementadas medidas anti-festas em Agosto de 2020, registou-se uma queda global de 55% nas denúncias por festas na plataforma em dois anos.
«Queremos ajudar os anfitriões e tomamos medidas para conter os maus actores e comportamentos indesejados na Airbnb. À medida que se aproxima a temporada de Verão e chegam mais hóspedes, esta nova tecnologia ajudará a resolver algumas das preocupações locais», diz, em comunicado, Mónica Casañas, general manager da Airbnb Marketing Services, SL.