Tecnologia portuguesa para gestão de filas capta atenção lá fora

A portuguesa Edigma está a ser procura por centenas de empresas, a nível mundial, no sentido de implementar a tecnologia Contact-Free que desenvolveu para a gestão de filas de espera – tendo algumas delas já arrancado com a fase de testes. Em traços gerais, o sistema da Edigma permite tirar uma senha virtual e aguardar em segurança a alguns metros do estabelecimento que se pretende visitar ou até mesmo dentro do automóvel.

Em tempo de pandemia, esta tecnologia é apresentada como uma forma de combate ao COVID-19, uma vez que as filas podem potenciar o contágio. Além disso, estudos reportados pela Edigma indicam que as filas têm um impacto directo de 10% no negócio.

«Haverá centenas de empresas no mercado mundial a instalar o sistema nas próximas duas semanas. Os pedidos têm sido muitos porque, coincidentemente, surge na altura certa. Reduz o risco de contágio, diminuindo o pânico de filas e até de sair de casa», explica Miguel Oliveira, CEO da Edigma.

Para garantir um lugar na fila basta enviar um SMS, ter um smartphone que permita emitir uma senha virtual via QR Code ou aceder a um endereço web. Esta última opção permite que pessoas sem acesso a equipamento possam pedir ao segurança da loja para fazer o registo. O número da senha é exibido num ecrã no exterior e enviado por notificação móvel aos consumidores.

Quanto aos lojistas, Miguel Oliveira garante que a instalação é simples: «Apenas é necessário um ecrã com web browser e um equipamento para o colaborador que faz a chamada, um smartphone.»

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