Tecnologia e sustentabilidade aceleram turismo em Portugal

O turismo em Portugal acelera graças a tecnologias avançadas e a práticas sustentáveis. Este ano, nota-se um aumento significativo dos visitantes internacionais bem como das despesas dos viajantes.

O ano de 2024 está a marcar uma nova etapa na indústria turística portuguesa, prevendo-se que as viagens e o turismo batam todos os recordes. Os últimos dados do sector – publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – apontam para um aumento superior a 6,7% no volume de turistas internacionais.

De acordo com os dados do INE, o sector de alojamento turístico registou, em Junho, 3 milhões de hóspedes. Um aumento de 6,7%, relativamente ao ano anterior. Por outro lado, e segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal, as exportações de viagens e turismo em Junho subiram 8,6% em termos homólogos, para os 2,2 milhões de euros.

Este aumento do número de turistas e das suas despesas representa uma grande oportunidade para as empresas do sector, que se encontram num momento crucial de transformação.

A pandemia fez acelerar a adopção de tecnologias digitais e isso alterou as expectativas dos viajantes. Assim, os especialistas da multinacional tecnológica Stratesys apontam que o ponto-chave reside na implementação de estratégias que integrem tecnologia avançada e práticas sustentáveis, sem esquecer os valores tradicionais que impulsionaram a indústria hoteleira durante décadas.

A inteligência artificial (IA) e a formação automática estão a revolucionar a forma como as empresas de viagens operam. Estas tecnologias permitem personalizar as viagens melhorando a experiência do consumidor.

Além disso, a formação automática pode optimizar a gestão da oferta e a fixação de preços, através de algoritmos que ajustam as tarifas em tempo real com base na procura e noutros factores. Esta flexibilidade maximiza as receitas e garante que os clientes recebam as melhores ofertas disponíveis.

Por outro lado, a sustentabilidade é cada vez mais importante para a sociedade existindo um volume cada vez maior de pessoas que demonstram uma maior sensibilidade para estas questões. As empresas devem, por isso, adoptar estratégias que minimizem a sua pegada ecológica e promovam um turismo responsável.

As certificações ambientais e a comunicação transparente destas práticas são um factor de diferenciação importante num mercado competitivo.

É essencial que os responsáveis pela definição da estratégia empresarial considerem o investimento em tecnologia avançada, o desenvolvimento de uma estratégia Omni canal e também a implementação de práticas sustentáveis.

Carlos Sirera, partner responsável pelo sector Viagens, Hotelaria e Turismo da Stratesys, salienta que «este crescimento no turismo português representa uma oportunidade excepcional para as empresas do sector. Para potenciar este crescimento, é essencial adoptar tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, integrando estas estratégias com os valores tradicionais que fizeram da indústria hoteleira um pilar do turismo global».

Artigos relacionados