Teatro D. Maria II abre portas… online

O Teatro Nacional D. Maria II junta-se à lista de organizações nacionais a reiventarem-se por conta do novo coronavírus. As atenções têm-se virado para o mundo digital e é também isso que acontece com o teatro lisboeta: na impossibilidade de os espectadores se deslocarem à Baixa da cidade, haverá uma programação diária exclusivamente online e gratuita.

O objectivo, explica o D. Maria II é levar o teatro até à casa dos portugueses, colmatando a distância física. Esta sala de espectáculos estará de portas fechadas até 6 de Abril, mas poderá ser visitada a partir do computador, no conforto (e segurança) do lar.

Todas as sextas e sábados, às 21h, o teatro estreará um espectáculo online, que ficará disponível até ao final da iniciativa “D. Maria II em Casa”. Amanhã, arranca “Montanha Russa”, de Inês Barahona e Miguel Fragata, na Sala Online.

O calendário com os restantes espectáculos será relevado em breve, podendo ser consultado no site do teatro. A programação incluirá produções e co-produções do D. Maria II, que tenham sido levadas a palco ao longo dos últimos anos. Agora, saltam para as casas dos espectadores.

Durante a semana, de segunda-feira a domingo, quem passar pelas páginas de Instagram e Facebook do D. Maria II também encontrará conteúdos sobre a história, actores ou espectáculos do teatro.

Além disso, o D. Maria II apela à participação de todos e à partilha de conteúdos através do movimento “D. Maria II em Casa”. A ideia é que os portugueses gravem vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos. Os vídeos devem, depois, ser publicados nas redes sociais com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa.

O D. Maria II irá partilhar os melhores vídeos nas suas plataformas e, no final, premiará os mais originais com assinaturas de 20, 10 ou cinco espectáculos para a próxima temporada do teatro.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...