Tasca Express: quando o restaurante vai às compras à mercearia

Um serviço de mercearia chave na mão para restaurantes, que oferece acesso a produtos de alta qualidade no prazo máximo de 48 horas e de forma sustentável. É esta a proposta da Tasca Express, uma plataforma que assenta na relação com produtores locais e que, por isso, se dedica exclusivamente a artigos portugueses.

A ideia é de Adalberto Rodrigues e Maria do Carmo Pereira, proprietários da Tasca do Bife, em Almada, que se viram obrigados a repensar o negócio quando a pandemia de COVID-19 bateu à porta. Cientes de que o processo de distribuição alimentar pode ser desafiante para muitos restaurantes, criaram o seu próprio serviço.

A Tasca Express apresenta uma lógica de “stock zero”, ou seja, nao existem produtos guardados num armazém a ganhar pó à espera que sejam pedidos. «O nosso fornecedor de carne recebe peças diariamente e só faz os cortes para os nossos clientes na manhã em que a encomenda é processada. O peixe tem sido mais desafiante, com excepção do pescado de viveiro, o de mar é bastante complexo mas, neste momento, já conseguimos contactar com os pescadores no barco para receber informações sobre a disponibilidade de peixe e marisco», explica Adalberto Rodrigues.

Segundo o mesmo responsável, este modelo de negócio permite reduzir perdas de mercadoria e aumentar a frescura dos alimentos que chegam ao cliente final.

Embora o foco seja a restauração, esta mercearia online também aceita encomendas de empresas e particulares. Grande Lisboa e Margem Sul são, para já, as áreas de actuação da Tasca Express, mas há abertura para receber novos parceiros que se queiram tornar pontos de distribuição exclusivos em determinada zona.

Como se se tratasse de um franchising, outros restaurantes ou empresas podem juntar-se ao projecto. A diferença está no investimento inicial, que se divide em mercadoria não perecível (mercearias, produtos de higiene e vinhos), formação da equipa e campanha de marketing para activação de marca na zona.

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