Tarraco FR: Este é o grande SUV da SEAT
A SEAT tem vindo a investir na sua gama de SUV, ou não fossem responsáveis por quase 50% do total de vendas da marca. E o novo Tarraco FR não deixa margem para dúvidas.
Deve-se começar pelo modelo mais antigo para perceber melhor os upgrades para o novo, eu sei. Só que, por acaso, aconteceu-me ao contrário. Isto, porque a SEAT Portugal escolheu o Guincho (Cascais) para a apresentação do seu novo Tarraco FR e nós fomos conhecê-lo. O que é que percebemos? Que a marca continua a evoluir, no bom sentido, e, neste caso, desde logo pelos traços exteriores. Linhas mais limpas, mais amplas, mais desportivas e mais jovens. Este é o seu grande SUV e não a vai deixar ficar mal. Lá está, dias mais tarde confirmámos que o anterior já não deixava. Mas este dá um salto significativo.
Ao volante, é de condução imediata e de grande performance. Foi fácil a adaptação e seguir para as estradas de terra do Guincho, percorrer caminhos junto ao Cabo da Roca, sentir segurança total em descidas abruptas até ao mar – graças à tecnologia de tracção integral 4Drive. Até porque também o nível de equipamento em termos de segurança – como o Cruise Control Preditivo e Adaptativo, Assistente Pré-Colisão, Assistente de Emergência, Assistente de Saída e Lateral e Assistente de Capotamento – acompanhou o salto no design, e há renovadas funcionali– dades que tiram qualquer dúvida de que em causa está um grande SUV!
Dias depois, quando nos sentámos na versão do Tarraco 2.0 TDI 150 CV Xcellence percebemos, neste caso sim, o investimento feito pela marca. Assim como trabalhou para melhorar tudo o que diz respeito ao ambiente, materiais e acabamentos interiores.
Aquilo em que o Tarraco FR não é melhor é no consumo. Mas basta ser FR para disparar níveis assim que se acelera! O que, confesso, apetece, já que o motor não é para brincadeiras. Se estiver preparado para o custo, avance que não se arrepende. Caso contrário, role baixinho. Certo é que a marca recorreu a uma gama de sistemas de propulsão optimizados, tanto na versão gasolina (TSI) como diesel (TDI), que trazem um impacto ambiental reduzido graças a baixas emissões.
Mais? O SEAT Tarraco FR está totalmente conectado recebendo Full Link (incluindo o acesso sem fios às plataformas Android Auto e CarPlay), bem como a conectividade à distância com SEAT Connect. Além disso, o reconhecimento de voz permite aos utilizadores interagirem com o novo sistema de infotainment de 9.2’’ através de comandos de voz naturais. Basta acordá-lo com um simples “Hola Hola”. Claro que a acompanhar todo este crescimento, o espaço interior também não podia ser pequeno. Com mais de 4,7 metros de comprimento, o Tarraco leva toda uma família, malas, compras, e o que mais se lembrar.
Teresa Lameiras, directora de Marketing da SEAT Portugal, lembra que a gama SUV é o terceiro pilar da marca, sendo os vários modelos responsáveis por quase 50% do total de vendas da marca. E, isto, num mercado que deverá crescer ainda 80% nos próximos anos. Percebe agora a ofensiva? Este é o maior SUV da gama da marca espanhola e é, acredite, um grande SUV!
Texto de M.ª João Vieira Pinto