Tarefas dos colaboradores podem acelerar em 20% com ajuda da IA

A IA tem o potencial de acelerar em 20% as tarefas dos colaboradores sem reduzir a sua qualidade, revela o relatório de tecnologia da Bain & Company, que adianta também que 75% dos mais de 570 executivos inquiridos considera que esta tecnologia já excedeu as suas expectativas.

A adopção desta tecnologia é muito evidente no sector do software, onde 89% das empresas já a incorporam nos seus produtos para se distinguirem dos seus concorrentes – 15 pontos percentuais acima de outros sectores.

A transformação impulsionada pela IA também se faz sentir no mercado de trabalho. Funções como engenharia, vendas e marketing tornar-se-ão mais necessárias nos próximos 18 meses graças a esta tecnologia. Por este motivo, já se assiste a uma procura crescente de engenheiros em regiões como a Europa e a Índia.

Quanto ao interesse financeiro que desperta o sector, os investidores permanecem cautelosos devido ao cenário competitivo e às barreiras estruturais no mercado de IA. Ainda assim, dado o grande impacto no sector tecnológico, as soluções de IA e machine learning lideraram o financiamento de private equity e o crescimento no primeiro semestre de 2023.

«A inteligência artificial é uma revolução tecnológica com profundas implicações económicas. Embora de forma desigual, está a ser adoptada muito rapidamente por certas empresas em cada sector. Isto vai criar diferenças importantes entre os líderes e aqueles que estão a subinvestir», afirma, em comunicado, Alberto Requena, partner da Bain & Company.

Artigos relacionados