TAP: Uma experiência nas alturas

A TAP Air Portugal está comprometida em oferecer aos seus clientes uma experiência a bordo dos seus aviões, que combina conforto e qualidade de serviço, tendo sempre como tema aglutinador – e distintivo no mercado – os valores da portugalidade.

Com base nestas premissas, e para garantir que os passageiros se sintam o mais confortáveis possível durante o voo, a companhia aérea disponibiliza cabinas modernas e espaçosas, lugares confortáveis com cadeiras Recaro de design português, em todas as classes. Os clientes podem ainda desfrutar de uma variedade de opções de entretenimento, incluindo filmes, programas de TV, conteúdos de realizadores portugueses e uma panóplia de músicas, para garantir uma experiência agradável durante o voo. Nas rotas mais longas, é ainda disponibilizada conectividade a bordo, com destaque para o serviço Free Messaging, permitindo que os passageiros permaneçam conectados durante o voo, para fins de trabalho ou lazer.

«A companhia está constantemente a realizar melhorias ao serviço que presta, ouvindo o feedback dos clientes e das equipas que contactam com os mesmos. No que respeita a refeições, este ano teremos novos menus de vários caterers. Em relação ao entretenimento a bordo, durante o ano iremos disponibilizar novos conteúdos de cinema mundial, bem como de realizadores portugueses», afirma Catarina Índio, head of Inflight and Ground Product da TAP.

Mas porque a experiência não se esgota a bordo, também o serviço ao cliente da TAP foi alvo de uma reformulação ao longo do último ano. No seguimento desse processo, a companhia aérea conta agora com um novo parceiro estratégico de referência no mercado. Uma decisão que «tem ajudado a melhorar, de forma muito visível, os tempos de resposta e capacidade de ajudar os nossos clientes quando mais precisam do nosso apoio, tendo atingido desde o final de 2023 níveis de serviço elevados, que muito nos orgulham», frisa Bruno Martinho, director of Customer Service.

Além disso, a transportadora iniciou também um processo de revisão das suas normas e procedimentos, de modo a serem mais simples e fáceis de entender por parte dos clientes. «Estas melhorias são a base de uma estratégia de proximidade e excelência de serviço ao nosso cliente, que continuaremos a seguir», reitera o responsável.

VALORIZAR A GASTRONOMIA NACIONAL

A gastronomia é também uma área central da estratégia de customer experience da TAP Air Portugal. A companhia aérea disponibiliza refeições em todos os voos em classe executiva, servindo diferentes tipos de refeições e bebidas em função da duração e do destino dos voos. Nos voos de longo curso, os passageiros podem usufruir de uma experiência gastronómica completa. E nos voos de classe económica, são servidas refeições nos voos com duração superior a quatro horas. Isto traduz-se em cerca de 17 mil refeições por dia preparadas pela Cateringpor.

Posicionando-se como embaixadora da gastronomia portuguesa, o foco da TAP está em servir menus inspirados nos pratos e ingredientes nacionais. «A bordo dos voos da TAP, procuramos mostrar a todos os nossos clientes o que de melhor se produz em Portugal. Actualmente, contamos com mais de 1300 fornecedores nacionais», salienta Catarina Índio.

Para consolidar este posicionamento, a companhia aérea lançou no ano passado, em parceria com a plataforma The Art of Tasting Portugal, o projecto Local Stars, que visa valorizar e promover Portugal e as suas diferentes regiões através da gastronomia, com destaque para produtos icónicos que simbolizem os sabores regionais. Através deste projecto, que já vai na segunda edição, a TAP convidou 12 chefs de renome nacional e tradição local a prepararem, ao longo de dois anos, 12 menus (compostos por entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes típicos de cada região, destacando sempre um produto-estrela. Os chefs convidados mudam a cada dois meses e os seus menus são servidos nos voos de longo curso da companhia em classe executiva.

Nos meses de Maio e Junho, a cozinha está a cargo do chef André Cruz. Natural do distrito de Setúbal, o chef do Feitoria elaborou um menu inspirado no Moscatel de Setúbal. Este menu tem como entrada uma salada de atum, pickle de cebola de Setúbal, tomate e rabanetes; como prato principal, ossobuco de vitela, molho de Moscatel de Setúbal, puré de cenoura e legumes Primavera; e termina com um pudim de leite de ovelha, vinagre de Moscatel de Setúbal e Bolacha Piedade.

Através do projecto Local Star, «levamos o melhor de toda a nossa gastronomia aos nossos clientes, que têm a oportunidade de provar os produtos de cada uma das nossas regiões, inseridos em menus de chefs de renome», sublinha Catarina Índio. Até ao momento, «o balanço deste projecto é muito positivo, pela diversidade de menus, produtos regionais e novos fornecedores locais que temos a bordo. No primeiro ano, servimos 210 mil refeições Local Stars. São sobretudo experiências novas e diferenciadoras para os nossos clientes, percorrendo todo o território nacional», acrescenta a head of Inflight and Ground Product da TAP.

DESCOLAR NA DESCARBONIZAÇÃO

A sustentabilidade é outro dos pilares da actuação da TAP. Nesta área, além do apoio às comunidades (veja caixa), a companhia aérea está empenhada em assegurar o cumprimento da resolução da International Air Transport Association (IATA) para alcançar emissões de carbono zero até 2050.

Um dos objectivos da empresa nesta área passa por ter um papel activo na promoção da transição energética do País. Num sector ainda muito dependente dos combustíveis fósseis, a TAP realizou em 2022 o primeiro voo em Portugal abastecido com o denominado combustível de aviação sustentável (SAF), operando um A321neo na rota Lisboa-Ponta Delgada. O combustível utilizado incorporou 39% de matéria de origem renovável, permitindo uma redução de 35% nas emissões totais de dióxido de carbono (cadeia de produção e consumo).

Com o objectivo de aumentar a incorporação de SAF na sua operação, a TAP tem procurado «estabelecer parcerias e participar em grupos de trabalho no sentido de analisar as actuais regulamentações, compreender o processo de produção em detalhe, tecnologias existentes, matérias-primas disponíveis e elegíveis para a sua produção e ainda identificar os possíveis projectos a nível nacional», explica Maria João Calha, Sustainability director da TAP.

Com o objectivo de melhorar a eficiência da operação e reduzir as emissões de dióxido de carbono, a TAP tem ainda vindo a executar um «robusto programa de modernização de aeronaves, com o phase-out de operação dos aviões mais antigos e menos eficientes, substituindo-os gradualmente por aviões com melhor desempenho energético e ambiental», frisa Maria João Calha. Como resultado deste processo de modernização, no final de 2023 a frota da TAP era composta por 98 aeronaves, 54% das quais de última geração (Airbus NEO), apresentando uma idade média de 9,6 anos.

Actualmente, a frota NEO da TAP caracteriza-se como uma das mais jovens da Europa (3,1 anos), além de estar equipada com motores de última geração que permitem alcançar importantes níveis de eficiência. As cabinas de avião são constituídas por materiais mais leves, que permitem reduzir o peso a bordo e alcançar assim uma poupança ao nível do consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.