TAP: Abrir as asas para novos destinos

O ano ainda há pouco começou, mas a TAP já anunciou novidades que permitirão aos seus clientes voarem para a um conjunto mais variado de destinos de sonho, no próximo Verão. A companhia aérea portuguesa entrou em 2023 com a determinação de consolidar a sua rede de destinos e de reforçar o hub de Lisboa como ponto de ligação privilegiado nas viagens entre a Europa, as Américas e África. A partir do aeroporto de Lisboa, no Verão, a companhia aérea vai disponibilizar mais sete voos por semana para os EUA, nomeadamente Boston (que passa de 11 para 14 voos por semana), Miami (de sete para 10), Chicago e São Francisco (de quatro para cinco voos semanais) e Washington (de oito para 10).

Já para o Brasil, aumentará em seis o número de voos por semana, com mais um para Belém (para um total de quatro voos por semana), Belo Horizonte (sete), Brasília e Salvador (seis voos por semana cada) e ainda São Paulo (que cresce de 18 para 20 voos semanais).

A companhia aérea reforça assim a sua presença em dois mercados estratégicos. «A TAP é a maior companhia estrangeira a actuar no Brasil, é líder no transporte de passageiros entre o Brasil e a Europa e queremos consolidar ainda mais essa posição. Nos EUA, mantemos também a estratégia de aumento da oferta, porque ganhamos maior competitividade quando operamos em maior escala», sublinha Silvia Mosquera, chief Commercial & Revenue officer e administradora da TAP.

Além destas novidades, a TAP anunciou que terá, a partir de Lisboa, mais um voo semanal para Caracas, na Venezuela (para um total de três frequências semanais), e um novo voo diário para Telavive, em Israel.

No mercado doméstico, a companhia aérea passará a disponibilizar mais um voo diário para Faro (passando a quatro) durante o pico do Verão, de forma que as ligações aos voos de e para os principais mercados emissores (como os EUA ou o Brasil) sejam mais rápidas e confortáveis, enquanto a ilha de Porto Santo, na Madeira, voltará a ser servida com um voo directo por dia.

Em termos de novas rotas, a TAP irá voar para dois novos destinos sazonais de Verão nas Ilhas Baleares, nomeadamente para Palma de Maiorca (com seis voos por semana) e Menorca (quatro voos por semana), que se juntarão a Ibiza, que terá um aumento de cinco para sete voos por semana. Serão ainda retomadas outras rotas sazonais oferecidas durante o Verão, como Nápoles (Itália) e Tânger (Marrocos).

«Há, sobretudo, uma manutenção da estratégia da TAP, centrada no hub e nas ligações entre a Europa e a América e África. Esta estratégia tem dado bons resultados e a integração na nossa frota dos aviões A321 Long Range veio dar ainda maior competitividade à oferta que a TAP consegue colocar no mercado. O Brasil e os EUA continuam a ser as grandes apostas, mas também temos sabido crescer em África, que é igualmente um mercado importante e no qual continuaremos a investir», frisa Silvia Mosquera.

REFORÇO DAS LIGAÇÕES NO PORTO

O reforço do hub em Lisboa não é o único objectivo da TAP para 2023. Os planos da companhia aérea para este ano estendem-se também ao aumento da actividade no aeroporto do Porto, onde irá estrear uma nova rota para Luanda, que passará a ter duas ligações semanais directas já a partir de Maio.

«A aposta em novas rotas passa sempre por um estudo rigoroso dos fluxos de passageiros e pelo potencial do uso alternativo que podemos dar a um avião e tripulações noutra rota ou voo. Logo, anunciámos a nova rota Porto-Luanda porque existe procura e porque acreditamos na rentabilidade da rota», refere a administradora da TAP.

A partir da cidade Invicta, no Verão, a transportadora aérea vai passar a disponibilizar todos os dias voos directos para Nova Iorque (actualmente são dois voos por semana), que serão operados nos novos Airbus 321 Long Range, que «oferecem os mais elevados níveis de conforto, padrões de eficiência e redução de emissões». Já para o Brasil, haverá três ligações semanais para São Paulo e duas frequências por semana para o Rio de Janeiro, durante todo o período do Verão.

Com estas novidades, a TAP quase duplica a oferta de voos intercontinentais no aeroporto Francisco Sá Carneiro. Mas também haverá melhorias na rede de destinos de médio curso, nomeadamente nas rotas europeias mais procuradas, como Genebra (que terá mais um voo por semana, para cinco) e Zurique (cresce de três para cinco voos semanais), além de que toda a rede de destinos europeus da TAP de e para o Porto – como Paris, Londres, Luxemburgo e Funchal – passará a ser operada exclusivamente em aviões Airbus, promovendo uma «maior consistência e qualidade do produto oferecido e um aumento de 10% na capacidade».

STOPOVER ESTÁ DE VOLTA

O programa Portugal Stopover é agora retomado, com ainda mais vantagens para todos os passageiros que queriam descobrir Portugal antes de seguirem viagem para o seu destino final – e, agora, também no seu regresso a casa. Além de os clientes terem agora maior flexibilidade na escolha da altura em que pretendem fazer a paragem em Lisboa ou no Porto, o tempo máximo da estada em território nacional foi alargado de cinco para 10 noites, sem qualquer custo adicional na tarifa.

Ao longo desse período, poderão aproveitar ofertas exclusivas e descontos em mais de 290 parceiros, entre hotéis, restaurantes, centros comerciais, museus e inúmeras actividades, numa parceria com o Turismo de Portugal. Além disso, têm direito a um desconto de 25% na compra de uma viagem aérea dentro de Portugal, para explorarem regiões como o Porto e Norte, o Algarve, a Madeira ou os Açores, através de um código promocional que pode ser usado no site da TAP (www.f lytap.pt) ou nas agências de viagens. De acordo com Silvia Mosquera, o programa Portugal Stopover será este ano alvo de «uma forte promoção nos Estados Unidos da América e Brasil», embora esteja disponível para todos os mercados em que a TAP opera. «Os dados anteriores à pandemia revelam uma forte procura deste pelos passageiros brasileiros e norte-americanos. Também existe alguma procura nos mercados europeus», reitera a responsável.

Lançado em 2016, o Portugal Stopover seria considerado nesse mesmo ano a melhor opção de stopover para passageiros norte-americanos, pela revista norte-americana “Condé Nast Traveler”. Este produto «permite que passageiros que, na sua viagem, não estivessem a considerar uns dias de estada durante a sua escala em Portugal, decidam fazê-lo, contribuindo dessa forma para o aumento das receitas turísticas», sublinha a chief Commercial & Revenue officer da TAP.

SERVIÇOS E ATENDIMENTO MELHORADOS

Além de todas estas novidades, a TAP tem vindo a investir na melhoria do serviço, tendo assinado recentemente uma parceria com a Teleperformance para o atendimento ao cliente. Ao associar-se à líder mundial nesta área, a expectativa da companhia passa por melhorar todos os indicadores relacionados com o atendimento. «Este investimento tem como objectivo aumentar a percentagem de chamadas atendidas, com maior flexibilidade para cobrir os períodos de pico, uma vez que a Teleperformance tem essa capacidade. Queremos também melhorar os indicadores de tempo de espera, duração das chamadas, resolução das questões no primeiro contacto, entre outros», frisa Silvia Mosquera.

A bordo dos aviões, a companhia aérea está a preparar uma nova carta de vinhos, bem como a trabalhar na parceria com os chefs portugueses (alguns deles com estrelas Michelin) para o desenvolvimento das refeições de bordo, «entre muitas outras iniciativas que serão percebidas pelos clientes, visando a sua satisfação». No aeroporto de Lisboa, o Premium Lounge conta agora com novas funcionalidades e maior capacidade. No plano digital, a companhia está a desenvolver uma nova aplicação móvel e outras ferramentas que facilitam, simplificam e aceleram a relação com os clientes.

De acordo com os dados mais recentes, no terceiro trimestre de 2022 a TAP teve o seu melhor resultado trimestral de sempre, assente num lucro de 111,3 milhões de euros. Com esses números e todo o trabalho em curso, a companhia aérea entrou em 2023 com uma confiança renovada no futuro. «Queremos continuar a cumprir e, se possível, exceder, os pressupostos definidos no plano de reestruturação, mantendo o foco no que é vital: a satisfação dos seus clientes, razão de ser da companhia. Queremos servir cada vez melhor Portugal e os portugueses, honrando todos os compromissos assumidos e recuperando o orgulho de todos na nossa companhia», conclui a administradora da TAP. 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

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