Tampas integradas: novas embalagens da Tetra Pak são mais amigas do ambiente
Pela primeira vez, a Tetra Pak apresenta tampas integradas nas embalagens de bebidas em cartão. A novidade será implementada em parceria com alguns daqueles que são considerados os maiores produtores de bebidas internacionais, segundo revela a Tetra Pak em comunicado, indicando ainda que a solução representa um investimento de cerca de 400 milhões de euros.
De acordo com a empresa, trata-se de uma conquista importante no trabalho a longo prazo a nível de ecodesign, uma vez que estão a ser introduzidas cinco novas soluções de tampa integrada, em diferentes categorias de produtos, no Báltico, Alemanha, Irlanda e Espanha.
Como parte de um projecto mais amplo, este desenvolvimento prepara o caminho para que os clientes com operações na Europa cumpram, antecipadamente, a Directiva de Plásticos de Uso Único (SUP), que entrará em vigor até 2024.
Estas tampas poderão desempenhar também um papel importante também na prevenção da criação de lixo, uma vez que a tampa permanecerá presa à embalagem, evitando que se perca pelo chão, por exemplo. Podem também ajudar a reduzir a pegada de carbono da embalagem, se as empresas escolherem as opções de origem vegetal, feitas de polímeros derivados de fontes responsáveis, como a cana-de-açúcar. Além disso, a maior parte do portefólio de tampas integradas da Tetra Pak apresenta uma quantidade reduzida de plástico. Dependendo das soluções seleccionadas, a empresa consegue uma redução de plástico que varia entre 7% e 15%.
«As novas soluções de tampa integrada da Tetra Pak foram concebidas para aumentar a comodidade do consumidor, tendo-se baseado em múltiplas peças de investigação para testar a sua usabilidade. Por exemplo, as novas tampas são fáceis de abrir e voltar a fechar para consumo posterior, enquanto apresentam diâmetros cuidadosamente dimensionados para um verter e beber suaves», explica Julia Luscher, vice-presidente de Marketing da Tetra Pak.