Futuro das marcas é verde, mas também passa pelo grande consumo
O estudo “Sustainabillity Sector Index” da Kantar revela que a maior parte dos consumidores globais querem viver de forma mais ecológica. Contudo, a subida do custo de vida e a percepção de que os produtos sustentáveis são mais caros faz com as pessoas pensem que esse estilo de vida só seja acessível a quem tem mais posses financeiras.
As conclusões do estudo revelam que as marcas estão a perder uma oportunidade de crescimento e de expansão do público-alvo. De acordo com os dados obtidos a partir de um inquérito realizado a 33 mil consumidores de todo o Mundo, e quando comparado com os objectivos sustentáveis das Nações Unidas, 68% das pessoas acredita que os produtos que são melhores para o planeta e para a sociedade são mais caros, enquanto 65% quer ser mais consciente ecologicamente e ajudar o ambiente, mas a subida dos preços é um obstáculo.
Desta forma, a Kantar acredita que as marcas se devem posicionar no mercado com preços mais acessíveis, de forma a chegarem a mais consumidores e a conseguirem expandir o negócio. Ou seja, ser sustentável e estar no mercado de grande consumo é a solução para o futuro do crescimento empresarial.
Algumas das outras conclusões do estudo da empresa de análise de mercado salientam que 42% dos entrevistados não sabe onde encontrar produtos sustentáveis, 57% sente que é difícil perceber quais são os produtos bons ou maus para o ambiente, 20% afirma que as marcas de que gostam disponibilizam versões sustentáveis dos produtos, mesmo que não as comprem, e 47% salienta ter deixado de comprar determinados produtos ou serviços devido ao seu impacto na sociedade ou no ambiente.