Sustentabilidade perde força junto dos consumidores. Prioridade é a poupança

Se nos últimos anos a sustentabilidade parece ter tomado conta da forma como marcas e consumidores agem, a recente mudança económica voltou a virar o jogo. De acordo com dados da Paragon, partilhados pela Marketing Week, a importância que os consumidores dão ao preço subiu 5% em comparação com o início da pandemia, em 2020.

No que toca à sustentabilidade, a relevância que os clientes vêem neste parâmetro manteve-se igual desde antes da Covid-19, flutuando até um máximo de 1%. Contudo, denotam-se diferenças relativamente à idade, já que 4 em cada 10 daqueles entre os 18 e os 24 têm mais inclinação para fazer compras sustentáveis, enquanto apenas 24% dos indivíduos com mais de 65 anos apresenta esta preocupação.

As conclusões da análise feita também revelam menos ênfase dado a factores como a qualidade e a facilidade de compra, já que o mais importante é poupar dinheiro.

Porém, os consumidores continuam à espera que as empresas tomem medidas protectoras do planeta e do ambiente. Cerca de dois terços (66%) afirma que as marcas devem fazer um esforço maior do que os consumidores nesse sentido. No lado inverso, apenas 26% dos indivíduos acredita que as empresas estão a fazer o suficiente no que toca aos problemas de sustentabilidade.

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