Sustentabilidade é oportunidade estratégica para 77,7% das PME portuguesas

Para 77,7% das pequenas e médias empresas (PME) e 95% das grandes empresas portuguesas, a sustentabilidade é uma oportunidade estratégica. O primeiro relatório do Observatório dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Católica-Lisbon, mostra, porém, uma discrepância mais acentuada no que concerne a informação sobre a área: apenas 52,5% das PME diz ter algum conhecimento dos ODS, o que contrasta com 76,7% das grandes empresas com algum conhecimento ou, mesmo, um conhecimento detalhado dos mesmos.

68,3% das grandes empresas e 47%6 das PME escolhem ODS que estão alinhados com a sua estratégia e fazem parte do seu core business, sendo que 18,3% das grandes empresas e 6,8% das PME indicam mesmo definir a sua estratégia de acordo com os ODS.

«Conclui-se essencialmente que as empresas em estudo têm um alinhamento elevado com os princípios de desenvolvimento sustentável preconizados na Agenda 2030. No entanto, há ainda muito caminho a percorrer essencialmente na implementação dos ODS», comenta Filipa Pires de Almeida, responsável pelo Relatório dos ODS na Empresas Portuguesas e deputy director do Center for Responsible Business and Leadership da Católica-Lisbon.

A responsável indica ainda que as principais barreiras identificadas estão associadas à falta de conhecimento sobre os ODS, à sua operacionalização, ao reporte dos ODS, bem como à falta de recursos para a sua aplicação. «Por esta razão, a grande maioria das empresas portuguesas em estudo menciona ‘não estar onde gostaria de estar’ quando comparam a sua ambição com o nível de implementação dos ODS. Apesar das grandes empresas portuguesas mostrarem um nível de envolvimento e reporte ODS considerável, o caminho das PMEs portuguesas está ainda no seu início.»

O relatório, elaborado em parceria com o BPI Fundação “la Caixa” e a Fundação Francisco Manuel dos Santos, tem por base questionários, entrevistas e reportes não financeiros de 60 grandes empresas e mais de 100 pequenas e médias empresas portuguesas.

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