Super FM Kids explica tudo “por miúdos”
Vai estar no ar, a partir de 5 de Dezembro, a rádio Super FM Kids. A estação, dedicada a pais e filhos, emitirá todos os dias, das 7h às 9h30, na frequência da Super FM (104.8) e será composta por conteúdos criados para agradar a crianças, sem excluir os pais. O sinal da Super Kids FM estará disponível, numa fase inicial, na Grande Lisboa, mas existe já um plano de “sindicated radio” para o broadcast nacional, associado a um operador de cabo, garante à Marketeer João Baptista, director da Pony Tale, agência de publicidade que se insere no colectivo Billy The Group e reclama a autoria do projecto.
Entre jogos e charadas, reportagens e dicas, os adultos poderão ficar a conhecer um pouco melhor o mundo dos mais pequenos, e as crianças poderão adquirir novos conhecimentos, de uma forma que a rádio pretende divertida e interactiva. Contemplados serão, por exemplo, conteúdos noticiosos, criados a pensar nos adultos, mas explicados de forma a que as crianças os entendam.
A publicidade é outro dos pontos de destaque do projecto. Na Super FM Kids, os spots publicitários são transformados pelas próprias marcas em conteúdos educativos, procurando a estação contornar o facto de, muitas vezes, a publicidade ser considerada pelos pais intrusiva no mundo das crianças. Por motivos estratégicos a rádio não revela ainda as insígnias que estão já dispostas a adaptar os seus conteúdos, mas «as áreas das comunicações, sumos 100% e um Rato bestseller são já os principais candidatos a animar as manhãs», adianta João Baptista.
Ao sintonar a Super FM Kids, os ouvintes vão também contribuir para a Unicef. Para isso, basta ouvir a rádio, já que quanto maior for a audiência, mais donativos serão entregues àquela organização que ajuda crianças em todo o mundo.
O objectivo do projecto passou por “criar uma rádio para crianças, com conteúdos que não fossem repelidos pelos adultos”, explica a estação em comunicado. Sem revelar valores investidos, João Baptista conta à Marketeer que «o principal investimento foi a energia de mais de 30 pessoas que, ao longo de dois anos, nunca deixaram de acreditar neste projecto». A estação prevê recuperar esse investimento no primeiro ano de actividade. Diogo Batáguas será o animador principal. Sílvia Mendes, Ana Lucas e Ana Lamy são outros nomes que darão voz a vários conteúdos, cuja criação está a cargo da Atxilipu, com a contribuição de Frederico Roldão e Laurinda Alves.
Para breve está prevista a criação de uma plataforma online. Para além da reprodução do áudio, esta plataforma, que está a ser trabalhada, «será a materialização interactiva dos conteúdos, com um vertente educacional de apoio aos pais muito forte», assegura João Baptista.
O lançamento da Super FM Kids será alvo de um esforço de relações públicas, ao mesmo tempo que será feita uma acção de activação na manhã do arranque, que dará origem a um vídeo para alimentar as redes sociais e a plataforma web. Durante as primeiras semanas de emissão, os ouvintes serão premiados com ofertas de bilhetes para espectáculos.