Super Bowl: do cavalo sentimental ao beijo improvável

A febre da final do campeonato de futebol americano pode não atingir toda a população mundial, mas há pelo menos um momento que não deixa ninguém indiferente durante a Super Bowl: os intervalos marcados pelos anúncios publicitários. Para além dos Baltimore Ravens, que se sagraram campeões no passado domingo, a competição ditou outros vencedores e derrotados fora do campo, desta feita entre as marcas que desembolsaram milhões para se associarem a um dos maiores eventos desportivos do ano.

Entre 3,7 milhões e 3,8 milhões de dólares (2,7 a 2,8 milhões de euros) foi quanto os anunciantes investiram por cada 30 segundos de publicidade durante os intervalos da Super Bowl. Os valores astronómicos de um evento que ficou às escuras durante 35 minutos devido a uma falha na iluminação, mas onde viria a brilhar mais alto a estrela Beyoncé, com uma interpretação de tirar o fôlego.

No que aos anúncios diz respeito, o título de “vencedor” coube à Budweiser, de acordo com o ranking da AdMeter, ferramenta que mede as campanhas com maior e menor sucesso junto do público. A marca de cerveja detida pela Anheuser-Busch InBev, que tem uma longa tradição na Super Bowl, apostou num vídeo que mostra uma história de amizade entre um treinador de cavalos e um dos seus animais da raça Clydesdale – os cavalos Clydesdale são usados de forma regular nas campanhas da Anheuser-Busch InBev. Veja em baixo o filme “Brotherhood”, que contou com a criatividade da Anomaly:

Em segundo lugar no ranking surge o anúncio da Tide. O filme da marca de detergentes da Procter & Gamble tranforma uma nódoa num “milagre de Super Bowl”, mas termina com o headline “nenhuma mancha é sagrada”. A criatividade é da Saatchi & Saatchi americana.

A fechar o pódio do ranking da AdMeter está o anúncio da Doritos. Desde 2007 que a marca deixa a criação e escolha dos seus anúncios para a Super Bowl nas mãos dos fãs, e este ano o resultado foi um filme que mostra um pai entre o dilema de ir jogar futebol com os amigos ou ficar em casa a brincar com a filha. O vencedor do concurso da marca terá a oportunidade de trabalhar com o director Michael Bay na produção do filme Transformers 4.

Apesar de um dos seus anúncios ter sido o mais votado pelo público, a Anheuser-Busch InBev tem outros três filmes entre os cinco piores da noite, segundo a AdMeter. Mas o destaque pela negativa vai para a Go Daddy. A empresa de alojamento de sites e de registo de domínios na internet pôs a modelo israelita Bar Refaeli a dar um beijo na boca a um actor que interpreta um “geek”. O objectivo seria o de mostrar o “lado sexy” e o “lado inteligente” da empresa de uma forma ousada. mas o resultado parece não ter caído bem junto do público e dos internautas, e a verdade é que o filme “Perfect Match” chegou a ser editado pela CBS antes de ir para o ar.

Mais ou menos bem sucedidos, a verdade é que os anúncios mostrados durante a Super Bowl deram – e continuam a dar – muito que falar. A edição deste ano do evento originou um recorde de publicações na rede de microblogging Twitter: nada mais nada menos do que 24,1 milhões de tweets. O pico de comentários ocorreu durante a falta de energia no estádio Mercedes-Benz Superdome, em Nova Orleães, que motivou 231,5 mil mensagens por segundo. A acrescentar há ainda as milhões de visualizações e partilhas dos filmes nas redes sociais.

Veja aqui todos os anúncios da Super Bowl.

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