Super Bock volta a premiar indústrias criativas
Já estão apurados os dez finalistas (entre os 285 projectos candidatos) da 6.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves. Só em Outubro, contudo, é que será conhecido o vencedor da melhor ideia de negócio, revelado no Super Bock Laboratório Criativo.
Na categoria Conteúdos e Novos Media encontram-se dois finalistas. O Calligraphy Practice, um software de desenho para iPad que proporciona uma forma fácil, intuitiva e lúdica de praticar caligrafia; e o Viral que se apresenta como a agenda de eventos mais completa, actualizada e intuitiva de Portugal.
Em Música e Artes do Espectáculo destacou-se WESO (Western European Symphony Orchestra), uma orquestra especializada na gravação de bandas sonoras para a indústria cinematográfica internacional. O projecto inclui ainda uma vertente de conteúdos e novos media.
Na categoria Arquitectura e Artes Visuais, a que reúne mais finalistas (seis), encontra-se o Boox, uma caixa/moldura em acrílico projectada para exibir páginas de livros, revistas ou outras publicações escolhidas pelo utilizador, com a inovação a residir no dispositivo de suspensão das publicações abertas dentro da caixa alcançado através da utilização de bolas de espuma. Já o Casas em Movimento é uma solução de arquitectura sustentável que apresenta um novo conceito de casas que interagem e reagem ao meio ambiente, como às variações de luminosidade ao longo do dia.
O Fahr 021.3 é um projecto criativo colaborativo que desenvolve conceitos que geram impacto, intitulados de “arquitectura comunicativa” e o Origama apresenta um conceito inovador que combina uma toalha de praia, uma cadeira e uma espreguiçadeira num objecto fácil de transportar e funcional.
Com o Lumicroma, os promotores pretendem desenvolver uma gama de produtos para reprodução de imagem fotográfica que tem como conceito base o devolver a magia à fotografia enquanto obra de arte, única e pessoal. E o Sensorial Fit consiste em vestuário inovador, interactivo e terapêutico, para crianças com necessidades especiais.
Outro finalista da edição deste ano é o Beesweet, integrado em Turismo e Património, em que os promotores propõem lançar no mercado uma nova linha de produtos inovadores onde o mel é o protagonista e cujas aplicações vão desde o consumo directo até à incorporação em pratos gastronómicos.
Depois da selecção do júri, segue-se uma nova fase com os dez finalistas a desenvolverem o seu modelo de negócio.
À semelhança das edições anteriores, a Super Bock e a Fundação de Serralves estão a acolher e a avaliar produtos, serviços e marcas portuguesas, com o objectivo de distinguir os que contribuem para o desenvolvimento económico e social do país.
25 mil euros será o prémio do vencedor que terá também a oportunidade de representar Portugal no evento internacional Creative Business Cup, na Dinamarca.
Em cinco anos, este Prémio já apoiou mais de 60 projectos que criaram 140 empregos.